
URGENTE: Ex-presidente do INSS indicado por Lula é preso
13/11/2025 às 10:00 Ler na área do assinante
A Polícia Federal prendeu, nesta quinta-feira (13), Alessandro Stefanutto, que comandou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entre julho de 2023 e abril de 2025, durante uma nova fase da Operação Sem Desconto. A investigação, conduzida em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), apura um vasto esquema de descontos ilegais aplicados em aposentadorias e pensões em todo o país.
De acordo com as autoridades, o grupo criminoso teria movimentado até R$ 6,3 bilhões entre os anos de 2019 e 2024, desviando recursos de beneficiários do sistema previdenciário. A operação mobilizou equipes da PF em 15 unidades da federação, incluindo o Distrito Federal, para o cumprimento de 63 mandados de busca e apreensão, além de diversas medidas cautelares.
Stefanutto havia sido afastado e posteriormente demitido do cargo em abril, logo após a divulgação pública das irregularidades no órgão. As suspeitas apontam que a cúpula do INSS durante sua gestão teria facilitado a manipulação de dados em sistemas oficiais, permitindo o desvio de valores de benefícios previdenciários.
Além do ex-presidente, também figuram entre os alvos da operação nomes ligados à antiga estrutura de comando do INSS e ao meio político. O ex-ministro da Previdência Ahmed Mohamad Oliveira é investigado e deverá utilizar tornozeleira eletrônica por determinação judicial. Já o deputado federal Euclydes Pettersen Neto (Republicanos-MG) e o deputado estadual Edson Cunha de Araújo (PSB-MA) foram alvo de mandados de busca e apreensão.
Os investigados poderão responder por crimes de corrupção ativa e passiva, estelionato previdenciário, inserção de dados falsos em sistemas públicos, organização criminosa e ocultação de patrimônio.
O desespero é geral! Lula expôs sua verdadeira face, que sempre tentou esconder. Detalhes e revelações do passado do petista foram expostos no polêmico livro "O Homem Mais Desonesto do Brasil - A verdadeira face de Luiz Inácio Lula da Silva". Aproveite enquanto é tempo. Clique no link abaixo:
Veja a capa:








