Shutdown, inflação, Donald Trump e as mentiras da grande mídia

15/11/2025 às 19:11 Ler na área do assinante

Que a grande mídia brasileira é mentirosa e vende os maiores engodos como verdades do Evangelho, disso não resta a menor dúvida. Basta o leitor abrir a Folha de S.Paulo, o Estadão, a Veja ou assistir a Globo, a Band e a CNN – obviamente eu não recomendo tal ato, o risco do seu cérebro atrofiar aumenta de forma drástica. É tanta inverdade, ignorância presunçosa e bobagem típica de quem quer mudar o mundo sem tê-lo compreendido que você se questiona como as pessoas mais incultas possíveis possam ocupar os melhores cargos neste meio.

A resposta é muito simples: estamos no Brasil, ora. Por aqui, a regra é não conhecer nada e jogar no limbo do debate quem conhece alguma coisa. Não foi isso que os detratores de Lima Barreto fizeram? Os comunistas não espinafraram em vida um homem como Mário Ferreira dos Santos? Roberto Campos não virou símbolo de tudo de ruim por defender um capitalismo aberto como solução para os nossos problemas econômicos? A lista é enorme, mas os citados exemplificam bem tal quadro. Os melhores são escanteados para o sucesso dos medíocres.

Notem, por exemplo, a cobertura feita pela imprensa da política americana. Aproveitando da distância geográfica, os correspondentes e os ditos especialistas sentem-se livres para mentir, distorcer e omitir fatos de um jeito que envergonha até mesmo um democrata fanático. Todas as análises não passam de torcida mal disfarçada pela esquerda americana, constituindo uma fraude jornalística dantesca.

O shutdown é a paralisação do governo americano e ocorre quando não há acordo entre o Partido Democrata e o Partido Republicano – ambos dominam a política americana – para a votação do orçamento do governo federal. Não é algo incomum, pois certamente as motivações políticas existem e é muito tentador paralisar a máquina governamental quando o presidente é da outra agremiação.

Pois bem, a atual paralisação é a mais longa da história americana e ocorreu porque os democratas querem mais dinheiro para subsídios do setor de saúde criados pelo Obamacare. Acontece que eles aumentaram bastante na pandemia, e toda vez que o governo resolve subsidiar algum setor o resultado não pode ser outro: aumento de custos, criação de eternos dependentes do assistencialismo e dilapidação da atividade econômica privada. Muitos benefícios simplesmente não fazem mais sentido com o fim da crise da COVID-19 e renová-los será um golpe impiedoso para o contribuinte.

A postura dos republicanos de não ceder à chantagem dos democratas é correta. Mesmo com possíveis adversidades políticas em meio ao governo fechado, a responsabilidade fiscal não foi abandonada e continuou a nortear suas ações. Numa das atitudes mais desprezíveis que um partido pode tomar, os democratas bloquearam um projeto de lei idealizado por republicanos para garantir o pagamento dos funcionários federais e militares afetados pelo fechamento. Arrotam bom-mocismo e querem monopolizar as virtudes ao falar em defesa dos beneficiários do Obamacare, mas são incapazes de votar um projeto que ajudaria os servidores prejudicados por uma guerra política iniciada por eles próprios. É ridículo.

Outro tema favorito dos tais especialistas é a política econômica do presidente Donald Trump. Há uma dubiedade aqui: o corte de impostos e regulamentações é tido como ineficaz e generoso com os ricos, enquanto as sobretaxas aos produtos advindos de outros países são tratadas como uma agressão ao comércio global e responsável por mais inflação.

Chega a ser curioso ver tantos esquerdistas de carteirinha defender o livre comércio, a outrora tão odiada troca de mercadorias e serviços sem a intervenção estatal. Quanto à inflação, os dados dizem outra coisa: o relatório de setembro trouxe um aumento de 0,3% – um pouco menor do que o esperado. Ora, o preço da gasolina caiu 7,5% desde a posse de Trump, algo impressionado se comparado ao aumento anual de 7,7% no mandato do seu antecessor, Joe Biden. Os dados mostram uma desaceleração da inflação e de preços, e o aumento em determinados itens foi modesto, nada de absurdamente preocupante.

Aliás, onde estava a grande mídia para apontar o óbvio das políticas inflacionárias do governo Biden, o verdadeiro culpado pela inflação? Os gastos com pacotes de estímulos inúteis na pandemia não poderiam dar em outra coisa, pois o governo teve que ligar as máquinas de impressão de dólares em ritmo frenético, e todos sabem o que acontece quando o governo emite moeda sem demanda real. Torrar o dinheiro do contribuinte de maneira irresponsável gera inflação, aumento do custo de vida e diminuição da atividade econômica. Os democratas fizeram isso nos últimos quatro anos e querem fazer o mesmo com a chantagem do shutdown. Isso não é falado por Guga Chacra, Lourival Sant'Anna e tutti quanti.

O domínio do jornalismo pela esquerda é algo conhecido e não ocorreu apenas aqui. Como deve ser fato conhecido, o establishment midiático dos Estados Unidos também foi cooptado por esquerdistas que desejam transformar a realidade ao invés de descrevê-la como tal – papel primordial da profissão. Não por acaso o absoluto descrédito da CNN, do New York Times, da ABC e similares. Por mais imbecil que seja, o americano médio sabe que a grande mídia não é confiável e deseja enfiar goela abaixo das pessoas a agenda revolucionária progressista do beautiful people – agenda essa totalmente oposta aos valores dos Founding Fathers.

Aqui no Brasil a coisa é diferente. Até mesmo políticos, empresários e investidores acreditam fielmente no que a imprensa diz. Defender algo diferente é sinal de insanidade mental, e nada aterroriza mais um indivíduo carente de conhecimento e pequeno de espírito do que ser retratado como louco. O nosso país é definitivamente um hospício.

Carlos Júnior

Jornalista

Ler comentários e comentar
Ler comentários e comentar

Nossas redes sociais

Facebook

Siga nossa página

Seguir página

Twitter

Siga-nos no Twitter

Seguir

YouTube

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Messenger

Receba as notícias do dia no Messenger

Receber notícias

Instagram

Siga-nos no Instagram

Seguir

Telegram

Receba as notícias do dia no Telegram

Entrar no canal

Rumble

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Gettr

Siga-nos no Gettr

Seguir

Truth

Siga-nos no Truth

Seguir