Ministro de Lula entra de cabeça no escândalo de corrupção que envolve "nora"
15/11/2025 às 15:39 Ler na área do assinanteCarla Ariane Trindade, codinome “nora” numa suposta planilha de pagamento de propinas da empresa Life Educacional, foi recebida pelo ministro da educação, Camilo Santana, numa reunião fora de agenda em seu gabinete, no dia 12 de julho de 2024.
“Nora”, que é de fato ex-nora de Lula – foi casada com Marcos Cláudio Lula da Silva - e foi alvo da Polícia Federal (PF) por suposta participação em um esquema de desvio de verbas da Educação em municípios do interior de São Paulo.
Com relação a reunião com o ministro, a portaria do ministério registra a entrada de Ariane com destino ao gabinete de Camilo Santana em Brasília, às 12h do dia 12 de julho de 2024. O registro de entrada dela no ministério, obtido via Lei de Acesso à Informação (LAI), traz “Presidente Lula” no campo cargo/função — Carla não tem cargo oficial no governo.
Segundo investigações da PF, ela faz parte de um grupo de cinco pessoas supostamente responsáveis por fazer lobby junto ao governo federal para liberar verbas aos municípios do interior de São Paulo. Parte dos repasses eram usados em contratos com a Life Tecnologia Educacional, que fornece equipamentos superfaturados à educação municipal.
Na decisão judicial que autorizou a operação, tanto Carla quanto o lobista Kalil Bittar são descritos como pessoas “com alegada influência no governo federal”. Kalil Bittar é ex-sócio de outro filho de Lula, Luís Cláudio Lula da Silva, o “Luleco”.
O desespero é geral! Lula expôs sua verdadeira face, que sempre tentou esconder. Detalhes e revelações do passado do petista foram expostos no polêmico livro "O Homem Mais Desonesto do Brasil - A verdadeira face de Luiz Inácio Lula da Silva". Aproveite enquanto é tempo. Clique no link abaixo:
Veja a capa:
da Redação