Quase às escondidas, prefeitura de importante capital está prestes a demitir milhares de funcionários

18/11/2025 às 20:20 Ler na área do assinante

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) está finalizando um novo edital para contratar serviços de servente, porteiro e cantineira em escolas da rede municipal. A mudança ocorre porque os contratos mantidos com a Minas Gerais Administração e Serviços (MGS) chegam ao limite legal entre o Natal e o Ano-Novo, o que pode resultar na dispensa de 2.250 trabalhadores justamente durante o período de férias.

Segundo o Executivo, a Secretaria Municipal de Educação decidiu não renovar parte dos vínculos e elaborou uma nova licitação, atualmente sob análise da Procuradoria-Geral do Município (PGM). De acordo com a pasta, a substituição das equipes — caso ocorra — será feita nas férias escolares, evitando interrupções das atividades. A administração também informou que a MGS poderá participar do processo e disputar a continuidade do contrato.

Apesar disso, a prefeitura não detalhou eventuais mudanças nas condições de trabalho, como número de vagas, salários ou benefícios. Como o edital ainda não foi divulgado, segue indefinido se haverá alterações significativas nas regras para quem atua na manutenção e no apoio escolar.

A possibilidade de desligamentos em massa preocupa os trabalhadores. Em outubro, a Smed enviou um e-mail comunicando sua intenção de encerrar contratos a partir de 26 e 30 de dezembro, datas que precedem datas festivas e tradicionalmente marcam o recesso escolar. A MGS confirmou que os cargos de Oficial de Manutenção Escolar (Artífice), Operador de Equipamento Reprográfico (Mecanógrafo) e Servente Escolar deixarão de integrar o novo ciclo contratual, afetando diretamente 2.250 profissionais.

Em nota, a empresa ressaltou que os trabalhadores desempenham funções essenciais para o funcionamento das escolas e afirmou que busca “responsabilidade, compromisso e respeito” durante o processo. A direção destacou que mantém negociações com a Smed e que comunicará os funcionários assim que houver definições concretas.

Estamos sobrevivendo graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!

da Redação
Ler comentários e comentar
Ler comentários e comentar

Nossas redes sociais

Facebook

Siga nossa página

Seguir página

Twitter

Siga-nos no Twitter

Seguir

YouTube

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Messenger

Receba as notícias do dia no Messenger

Receber notícias

Instagram

Siga-nos no Instagram

Seguir

Telegram

Receba as notícias do dia no Telegram

Entrar no canal

Rumble

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Gettr

Siga-nos no Gettr

Seguir

Truth

Siga-nos no Truth

Seguir