Chile para e "Bolsonaro chileno" pode ser eleito hoje

Ler na área do assinante

Os chilenos vão às urnas neste domingo (16/11) para o primeiro turno das eleições presidenciais, etapa que definirá quem sucederá Gabriel Boric (Frente Ampla).

De acordo com a pesquisa Atlas/Intel divulgada no final de outubro, Jeannette Jara (Partido Comunista) aparece em primeiro lugar, somando 33,2% das intenções de voto. Logo atrás surge um empate técnico entre José Antonio Kast (Partido Republicano) e Johannes Kaiser (Partido Nacional Libertário), ambos com 16,8%.

Tudo pode acontecer...

Considerado por décadas um dos países mais seguros da América Latina, o Chile enfrenta nos últimos anos uma transformação profunda no tema da segurança pública. A pauta passou a liderar as preocupações da população, superando economia, saúde e educação.

O levantamento global “O que preocupa o mundo”, conduzido pela Ipsos, mostra que 63% dos entrevistados no país apontam a segurança como o maior problema nacional, colocando o Chile na segunda posição entre 30 países incluídos no estudo.

José Antonio Kast, figura veterana na política conservadora, concorre ao cargo pela terceira vez. Ele defende propostas que incluem endurecimento contra o crime, expulsão de imigrantes em situação irregular, maior capacidade de ação policial, redução do tamanho do Estado e manutenção de pautas de costumes tradicionais.

Amigo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Kast é frequentemente apelidado de “Bolsonaro Chileno”.

ATENÇÃO! Temos uma dica importante para você, leitor do JCO. Quer saber a verdade por trás da prisão de Bolsonaro, conteúdos inéditos sobre 2022, encontrar o único motivo para seguir acreditando em um futuro melhor e apoiar a nossa batalha? Conheça o livro “A Máquina Contra o Homem: Como o sistema tentou destruir um presidente — e despertou uma nação”. Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/a-maquina-contra-o-homem-como-o-sistema-tentou-destr...

Contamos com você nessa batalha!

da Redação