Chanceler da Alemanha faz forte pronunciamento detonando a COP30 de Lula (veja o vídeo)

Ler na área do assinante

Durante um discurso no Congresso Alemão do Comércio, realizado em 13 de novembro, o chanceler alemão, Friedrich Merz, fez comentários fortes sobre percepções internacionais a respeito do Brasil. Ao relatar impressões de jornalistas que acompanharam a comitiva alemã na COP30, em Belém, Merz estabeleceu uma comparação desfavorável entre os dois países, gesto que ganhou destaque pela forma direta com que foi expresso.

De acordo com a transcrição oficial divulgada pelo próprio governo alemão, Merz afirmou que a Alemanha figura entre os “mais bonitos do mundo”. Em seguida, relatou que todos os jornalistas presentes na viagem à COP30 teriam afirmado ter ficado satisfeitos por deixar Belém e retornar ao país europeu. 

A declaração — “Quem de vocês gostaria de ficar aqui?” — foi citada exatamente como pronunciada, preservando o sentido original, e reforçou o tom crítico do discurso.

Antes dessas declarações, o chanceler havia participado da Cúpula dos Líderes, em Belém, ocasião na qual se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para discussões bilaterais centradas na cooperação climática. 

O desespero é geral! Lula expôs sua verdadeira face, que sempre tentou esconder. Detalhes e revelações do passado do petista foram expostos no polêmico livro "O Homem Mais Desonesto do Brasil - A verdadeira face de Luiz Inácio Lula da Silva".  Aproveite enquanto é tempo. Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/a-maquina-contra-o-homem-como-o-sistema-tentou-destruir-um-presidente-e-despertou-uma-nacao

Veja a capa:

da Redação