CPMI do INSS pode enterrar de vez as pretensões de Lula na indicação de “Bessias” para o STF

Ler na área do assinante

O relator da CPMI do INSS, deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), anunciou que a comissão deverá ouvir o advogado-geral da União, Jorge Messias, sobre supostas omissões relacionadas ao Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi-FS). A declaração foi feita nesta terça-feira (18) durante reunião do colegiado.

Segundo reportagens da imprensa, Messias teria ignorado alertas sobre o Sindnapi-FS e evitado bloqueios judiciais contra a entidade em 2024. O sindicato tem como vice-presidente José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão do presidente Lula.

"Temos a obrigação de convidar ou convocar o senhor Messias para prestar depoimento nesta comissão, sob pena de prevaricação nossa", afirmou Gaspar. 

O parlamentar destacou a relevância do caso, especialmente porque Messias é considerado favorito para ocupar a próxima vaga no STF.

"Estamos discutindo um personagem que está para ir para a Suprema Corte", declarou.

Durante a sessão, o relator apresentou matérias da Band e do Estado de S.Paulo que indicam que a AGU teria recebido informações um ano antes da operação Sem Desconto. Os alertas apontavam o Sindnapi-FS entre as "principais" organizações com "aumento significativo" de reclamações sobre descontos não autorizados em benefícios do INSS.

Conforme as publicações, essas informações deveriam ter motivado a AGU a tomar providências contra as entidades suspeitas. Diante dos fatos apresentados, Gaspar expressou indignação: "Fiquei escandalizado. Ou isso é uma montagem contra o candidato a ministro do STF ou o candidato a ministro do STF cometeu crime".

A operação Sem Desconto, realizada pela Polícia Federal em conjunto com a Controladoria-Geral da União, investiga esquemas de descontos indevidos em benefícios previdenciários. O caso agora coloca Messias no foco das investigações da comissão parlamentar.

A "conta final" está chegando para Moraes... Quer saber do que realmente é capaz o ministro? No polêmico livro "Supremo Silêncio"toda a perseguição contra parlamentares, jornalistas e outros absurdos que começaram no famigerado Inquérito das Fakes News foram expostos! Nessa obra estão todos os relatos de censura, prisões e estranhas ações do judiciário que o "sistema" quer esconder à todo custo. Mas, como ter esse livro na mão? Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/supremo-silencio-o-que-voce-nao-pode-saber

Veja a capa:

da Redação