Absurdamente, chefe da PF fica preocupado com equiparação de facções criminosas com grupos terroristas e diz que é “erro técnico”
18/11/2025 às 19:01 Ler na área do assinanteO diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, afirmou que equiparar organizações criminosas a grupos terroristas constitui um "erro técnico". A declaração foi feita nesta terça-feira (18) durante seu depoimento na CPI do Crime Organizado no Senado Federal.
"É um erro técnico, inclusive, se falar de equiparação de institutos diferentes, de questões diferentes, que são o terrorismo com finalidade, propósito, meios diferentes do crime organizado, que são completamente cenários distintos", disse o chefe da PF.
A proposta de equiparação integrou uma das versões do PL Antifacção, relatado pelo deputado Guilherme Derrite (PP-SP). O item foi removido nas versões mais recentes do projeto, mas continua sendo defendido por opositores do governo Lula.
O debate sobre o tema intensificou-se após a operação policial de 28 de outubro no Rio de Janeiro, que resultou em 121 mortes. Na ocasião, o governador Cláudio Castro (PL) referiu-se ao Comando Vermelho como "narcoterrorista".
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), potencial candidato à Presidência em 2026, também defende a equiparação, alinhando-se a outros opositores do atual governo federal.
O governo Lula se opõe à proposta, argumentando que as facções criminosas brasileiras não se enquadram na definição de terrorismo por não terem motivações políticas.
"Nós entendemos um equívoco, para não falar de questões de soberania e de outras interferências que podem advir, inclusive para o sistema econômico, para as empresas brasileiras, dessa equivocada equiparação que alguns tentam fazer", afirmou Rodrigues sobre as possíveis consequências da medida.
O desespero é geral! Lula expôs sua verdadeira face, que sempre tentou esconder. Detalhes e revelações do passado do petista foram expostos no polêmico livro "O Homem Mais Desonesto do Brasil - A verdadeira face de Luiz Inácio Lula da Silva". Aproveite enquanto é tempo. Clique no link abaixo:
Veja a capa:
da Redação