
Vaza a frustração de Lula com a última atitude de Trump
18/11/2025 às 20:29 Ler na área do assinante
O Palácio do Planalto demonstrou insatisfação diante do anúncio dos Estados Unidos de reduzir em apenas 10% algumas tarifas aplicadas a produtos brasileiros. Apesar de o governo Lula ter encaminhado, na terça-feira (04/11), um documento com uma série de reivindicações comerciais, parte significativa das demandas segue sem resposta, o que tem alimentado tensões diplomáticas.
A informação é do portal Metrópoles.
De acordo com um embaixador que acompanha diretamente as negociações, o Brasil ainda aguarda um posicionamento claro sobre as tarifas impostas durante a gestão Trump sobre itens como carne bovina, açúcar e equipamentos de engenharia, especialmente os ligados à produção de metais. A demora no retorno americano tem gerado crescente desconforto entre diplomatas brasileiros.
No Planalto, auxiliares afirmam que Lula está “frustrado” com o ritmo das tratativas e avalia telefonar ao presidente Donald Trump nos próximos dias. O objetivo seria pressionar pela retirada da sobretaxa de 40% e pela revogação da Lei Magnitsky aplicada pela Casa Branca contra o ministro Alexandre de Moraes. Até o momento, porém, Washington se mantém inflexível quanto à sanção ao magistrado, frustrando expectativas internas.
Ainda neste mês, o chanceler Mauro Vieira deverá se reunir com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, e com o responsável pela área comercial dos EUA, Jamieson Greer. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também deve integrar a comitiva, em uma tentativa de reforçar a importância estratégica do tema para a economia brasileira.
O desespero é geral! Lula expôs sua verdadeira face, que sempre tentou esconder. Detalhes e revelações do passado do petista foram expostos no polêmico livro "O Homem Mais Desonesto do Brasil - A verdadeira face de Luiz Inácio Lula da Silva". Aproveite enquanto é tempo. Clique no link abaixo:
Veja a capa:













