

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), divulgou dois alertas importantes de precipitação acumulada e temporais que atingem regiões do Amazonas, do Pará e parte significativa do litoral da Bahia. As notificações, classificadas como de perigo, destacam condições de instabilidade capazes de provocar transtornos à população, especialmente em áreas mais vulneráveis.
No Norte, o aviso laranja abrange o sudoeste e o sudeste do Pará, além do centro, sul, norte e sudoeste do Amazonas. O baixo Amazonas também foi incluído na área de risco. Para esses locais, o Inmet prevê “chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h)”. Conforme o instituto, há possibilidade de interrupção no fornecimento de energia, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O alerta segue válido até as 10 horas desta quinta-feira, 20.
Como forma de reduzir os riscos, o Inmet reforçou recomendações básicas à população, como evitar buscar abrigo sob árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas metálicas e, sempre que possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia durante o período de instabilidade.
Segundo alerta atinge o litoral da Bahia
O segundo comunicado do Inmet também classificado como de perigo, abrange diversas regiões da Bahia: o sul, o nordeste, o centro-norte, o centro-sul e a Região Metropolitana de Salvador. A previsão indica “chuvas entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia” e alerta para o “risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios”. Este aviso permanece ativo até as 18 horas desta quinta-feira, 20.
Para essas áreas, o Inmet orienta a população a evitar deslocamentos sob forte chuva, observar mudanças em encostas e desligar equipamentos elétricos sempre que houver risco de inundação. Em casos de alagamento, recomenda-se proteger pertences em sacos plásticos e buscar abrigo seguro.
O instituto lembrou que, diante de qualquer emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. Desde 1950, o Inmet representa o Brasil na Organização Meteorológica Mundial (OMM), fortalecendo a rede de monitoramento e alerta em situações climáticas extremas.
Estamos sobrevivendo graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!







