A prática e o discurso: Escolher um bom candidato não é tarefa fácil!

Ler na área do assinante

Em se tratando de politica, mais importante do que fazer a melhor escolha, seguindo critérios rigorosos de avaliação e investigação de vida pregressa é continuar sempre vigilante e com ótima memória. Pois, é da pouca memória e da pouca importância que se dá aos deslizes de nossos políticos, que estamos sempre elegendo os mesmos ladrões e reclamando deles, como num ciclo sem fim.

Escolher um bom candidato não é tarefa fácil!

Às vezes falta até boas opções! Nesse vácuo, aparecem os heróis de um discurso apenas! Muitas vezes indo de encontro com a insatisfação do povo. Nós sabemos que politica é a arte da conquista. Um namoro por definição! Para alcançar os objetivos, às vezes, quem não tem argumentos ou domínio da dimensão de suas pretensões, lançam mão de expedientes quase sempre exagerados, que resultam em promessas nem sempre viáveis. Mas consegue num cenário de insatisfação coletiva, vender ilusão.

Uma das formas mais eficientes de escolha de um candidato, embora não seja a única, é verificar o quanto do seu discurso pode ser realizado na pratica. E como não existe um Presidente para cuidar de um problema só, precisamos de um candidato que possa transitar serenamente entre os diversos e complexos problemas que assolam e entravam esse país. Quando a solução de um problema, implica paralelamente no surgimento de outros tantos, é uma solução que não nos interessa.

Não existe uma fórmula magica! Mas os antecedentes ou precedentes, analisados com um mínimo de bom senso e sem paixão que nos cegue, é uma ferramenta que nos será muito útil para as eleições de 2018. Estamos no limite do suportável, sim! Mas não podemos nos tornar eleitores extremistas e inconsequentes, apostando no tudo ou nada. Na base do “pior do que tá não fica”!   Isso, já sabemos, não é eficiente. Só nos torna cúmplices de tudo que possa acontecer! Para o bem ou para o mal. 

Foto de Autenir Rodrigues de Lima

Autenir Rodrigues de Lima

Funcionário público municipal em Jateí-MS. Formado em Ciências Contábeis.

Ler comentários e comentar