Um dos encontros mais temidos por Lula vai acontecer nas próximas horas
21/11/2025 às 16:04 Ler na área do assinanteO petista Lula terá uma agenda bilateral com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz (CDU, centro-direita), neste sábado (22), em Joanesburgo.
A reunião acontece paralelamente à cúpula do G20, para a qual o chefe do Executivo brasileiro chegou na sexta-feira (21).
O encontro ganha relevo por ocorrer poucos dias depois das declarações feitas por Merz sobre Belém, cidade que sediará a COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima).
O chanceler afirmou que ele e sua equipe ficaram “contentes” em deixar a cidade e voltar à Alemanha.
“Senhoras e senhores, nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’. Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, na noite de 6ª para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos”, declarou Merz à época, levantando críticas e repercussão no cenário político brasileiro.
O porta-voz do governo alemão, Stefan Kornelius, já declarou que Merz não pretende pedir desculpas, sustentando que suas observações foram retiradas de contexto e que o episódio não afeta a relação entre Brasil e Alemanha.
O chanceler voltou ao assunto na quarta-feira (19), ao comentar com jornalistas que “eu disse que a Alemanha é um dos países mais bonitos do mundo, e provavelmente o presidente Lula também aceitará isso”, segundo o diário alemão Frankfurter Allgemeine.
O desespero é geral! Lula expôs sua verdadeira face, que sempre tentou esconder. Detalhes e revelações do passado do petista foram expostos no polêmico livro "O Homem Mais Desonesto do Brasil - A verdadeira face de Luiz Inácio Lula da Silva". Aproveite enquanto é tempo. Clique no link abaixo:
Veja a capa:
da Redação