Maduro é rotulado como "terrorista" pelos EUA e Venezuela reage

24/11/2025 às 13:43 Ler na área do assinante

Os Estados Unidos designaram formalmente o Cartel de los Soles como organização terrorista estrangeira. A medida impõe novas sanções relacionadas ao terrorismo contra o grupo que, segundo Washington, inclui o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e outros funcionários de alto escalão do Estado venezuelano.

O governo da Venezuela respondeu à decisão americana classificando como "ridículo" o plano de designar como terrorista um grupo que Caracas considera "inexistente". Em nota oficial divulgada em sua conta no Telegram, o Ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yvan Gil, afirmou:

"A República Bolivariana da Venezuela rejeita categórica, firme e absolutamente a mais recente e ridícula invenção do Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, que designa o inexistente Cartel de Los Soles como organização terrorista, repetindo assim uma mentira infame e vil para justificar uma intervenção ilegítima e ilegal contra a Venezuela, sob o clássico modelo estadunidense de mudança de regime."

Especialistas descrevem o Cartel de los Soles como uma rede descentralizada dentro das forças armadas venezuelanas com vínculos ao narcotráfico.

Segundo o governo dos Estados Unidos, o Cartel de los Soles é liderado por Nicolás Maduro e outros indivíduos de alto escalão do regime ilegítimo de Maduro, que "corromperam as forças armadas, a inteligência, o legislativo e o judiciário da Venezuela". Para os EUA, nem Maduro nem seus aliados representam o governo legítimo da Venezuela.

Especialistas jurídicos esclarecem que a designação permite impor sanções, mas não autoriza explicitamente o uso de força letal. Maduro nega qualquer envolvimento com o tráfico de drogas, e seu governo contesta a existência do suposto cartel.

A decisão americana, anunciada inicialmente em 16 de novembro, ocorre enquanto os EUA aumentam sua presença militar na região. As forças armadas norte-americanas concentraram mais de uma dúzia de navios de guerra e 15 mil soldados na área como parte da "Operação Lança Sul", nome dado pelo Pentágono à mobilização.

Militares dos Estados Unidos já causaram dezenas de mortes em ataques a embarcações durante operações antidrogas na região. Trump recebeu de seus assessores diversas opções para possíveis ações em território venezuelano, incluindo ataques a instalações militares ou governamentais e operações especiais.

A Casa Branca afirma que busca reduzir os fluxos ilegais de migrantes e drogas. Um funcionário do governo americano disse que Trump espera que a pressão force a renúncia de Maduro sem necessidade de intervenção militar direta.

Estamos sobrevivendo graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!

da Redação
Ler comentários e comentar
Ler comentários e comentar

Nossas redes sociais

Facebook

Siga nossa página

Seguir página

Twitter

Siga-nos no Twitter

Seguir

YouTube

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Instagram

Siga-nos no Instagram

Seguir

Telegram

Receba as notícias do dia no Telegram

Entrar no canal

Rumble

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Gettr

Siga-nos no Gettr

Seguir

Truth

Siga-nos no Truth

Seguir