Rompimento de Motta com Lindbergh significa romper com Gleisi, o braço esquerdo de Lula

Ler na área do assinante

Após reunião do PL durante a tarde desta segunda-feira (24), os deputados da bancada garantiram que a ANISTIA será votada nesta quarta-feira, dia 26.11.

Hugo Motta deixou de viajar para o exterior e estranhamente acabou declarando rompimento com o líder do PT na Casa, Lindbergh Farias (cabe aprofundar: romper com Lindbergh é romper com Gleisi Hoffmann que é o braço esquerdo do Lula).

A prisão de Bolsonaro acabou antecipando a votação da pauta da Anistia, que se dependesse do Congresso poderia ser empurrada para o ano eleitoral, depois do recesso, porque seria usada amplamente como bandeira política para angariar votos de quem é contra e a favor (Mais fácil tratar de pautas ideológicas do que se posicionar sobre fraudes aos aposentados, rombos nas estatais, inflação, crise, contas públicas, etc).

Assim como a fome, a sede e a violência viram promessas de campanhas, a Anistia também seria, mas Moraes, apressou a resolução, por motivos ainda dúbios, já que ficou evidente que o pedido da prisão já estaria pronto antes do episódio da tornozeleira.

Quarta-feira, Brasília será o palco da decisão mais importante das últimas décadas, além das vidas envolvidas, teremos a real noção de quantos progressistas, conservadores e legalistas temos no Congresso Nacional.

Foto de Raquel Brugnera

Raquel Brugnera

Pós Graduando em Comunicação Eleitoral, Estratégia e Marketing Político - Universidade Estácio de Sá - RJ.