
Professora relata terror durante o sequestro de 300 crianças em escola católica
26/11/2025 às 09:39 Ler na área do assinante
Homens fortemente armados invadiram uma Escola Católica e sequestraram mais de 300 alunos e funcionários. O ataque ocorreu na madrugada da última sexta-feira (21), na Escola St. Mary, no estado de Níger, na Nigéria.
Martha Mathias, professora da instituição, estava em casa com a família quando os criminosos chegaram ao campus. "Eles pediram para meu marido sair e, quando ele saiu, o amarraram", disse a professora, que presenciou os sequestradores ameaçarem sua filha.
"Eles disseram para minha filha que, se ela não ficasse quieta, atirariam nela. Colocaram a arma na boca dela, mandando-a ficar calada."
O marido de Martha foi levado junto com outros 11 funcionários e aproximadamente 253 estudantes. A Associação Cristã da Nigéria informou no domingo (23) que 50 alunos conseguiram escapar dos sequestradores.
Stephen Samuel, estudante de 13 anos que fugiu durante o ataque, relatou como os invasores agiram. Os homens armados acordaram os alunos durante a noite, amarraram-nos e os conduziram para fora da escola.
"Eu corri. Eles não me viram. Eu não sabia para onde ir, então segui o caminho de onde tínhamos vindo até encontrar um vizinho. Ele me reconheceu, me acolheu, me deu roupas e me levou para casa", afirmou Samuel.
Njinkonye, mãe de um menino de 10 anos que está entre os desaparecidos, visitou a escola na segunda-feira (24).
"Vim à escola. Estou aqui, procurando e vendo se encontro alguma criança que tenha retornado, mas não vi nenhuma", declarou.
O ataque à St. Mary aconteceu na mesma semana em que meninas foram raptadas de um internato no estado de Kebbi, no noroeste da Nigéria. Também houve sequestro de 38 pessoas durante um culto religioso em Kwara, na região central do país.
As autoridades confirmaram nesta terça-feira (25) a libertação de 24 meninas sequestradas em Kebbi. O presidente nigeriano, Bola Tinubu, manifestou-se sobre a libertação.
"Estou aliviado por todas as 24 meninas terem sido encontradas. Agora, precisamos, com urgência, aumentar o efetivo policial nas áreas vulneráveis para evitar novos sequestros. Meu governo oferecerá toda a assistência necessária para isso", afirmou Tinubu.
As forças de segurança nigerianas estão mobilizadas para localizar as crianças e funcionários ainda desaparecidos. O governo indicou que o ataque em Kebbi desencadeou sequestros semelhantes nos estados de Kwara e Níger.
Os sequestros em massa para obtenção de resgate tornaram-se frequentes no norte da Nigéria. Gangues armadas atacam escolas e comunidades rurais, sobrecarregando as forças de segurança locais.
Estamos sobrevivendo graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!









