Ao julgar caso sobre racismo, Fux vira "alvo" na web por usar frase polêmica

Ler na área do assinante

Durante o julgamento da ADPF nº 973 — ação que analisa a existência de violações sistemáticas aos direitos fundamentais da população negra e cobra políticas públicas de reparação — o ministro Luiz Fux acabou protagonizando um momento inesperado. 

Após um longo discurso em defesa do combate ao racismo estrutural, ele utilizou a expressão “passado negro”, termo considerado racista por especialistas e por movimentos sociais. 

O episódio ocorreu enquanto o ministro apresentava dados, exemplos históricos e omissões do poder público na proteção de direitos dessa parcela da população.

O fato aconteceu no momento em que Fux mencionava episódios trágicos envolvendo pessoas negras, como o caso de George Floyd, citando a necessidade de superar práticas discriminatórias arraigadas na sociedade. Ao concluir o raciocínio, afirmou:

“Ultrapassando esse passado negro”.

Imediatamente após a frase, o ministro declarou:

“Quer dizer, ultrapassando esse passado de racismo”.

Estamos sobrevivendo graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!

da Redação