Cavalos teriam sido retirados para que mulheres negras fossem alojadas em estábulos em evento do ‘governo do amor’ (veja o vídeo)
28/11/2025 às 07:28 Ler na área do assinanteMulheres negras que viajaram de Santa Catarina para participar da 2ª Marcha Nacional das Mulheres Negras relataram que foram recebidas em condições que classificaram como indignas na Granja do Torto, em Brasília.
Segundo os relatos, as participantes foram direcionadas para áreas utilizadas como baias e estábulos de cavalos. Vídeos e imagens divulgados nas redes sociais mostram serragem no chão, divisórias típicas de cocheiras, forte odor e forração improvisada com lonas.
As mulheres afirmam que a estrutura encontrada não correspondia às informações repassadas previamente, que indicavam alojamentos adequados para recepção das delegações.
Uma das participantes diz no vídeo:
“Este é o espaço ao qual foi designado para a Marcha Nacional das Mulheres Negras. Aqui é uma cocheira. Há serragem para esconder o cheiro. A gente sabe que, há menos de duas semanas, teve recepção aqui para venda de gado. Mulheres negras não podem ser tratadas assim.”
Outra afirmou:
“Não marchamos para repetir a lógica colonial. Receber mulheres negras em estábulos é uma violência simbólica e material.”
Segundo os relatos, os cavalos teriam sido retirados do espaço pouco antes da chegada das delegações. As denunciantes contestam a versão de que o local estaria desativado há meses e afirmam que a limpeza foi feita de forma apressada.
Veja o vídeo:
O desespero é geral! Lula expôs sua verdadeira face, que sempre tentou esconder. Detalhes e revelações do passado do petista foram expostos no polêmico livro "O Homem Mais Desonesto do Brasil - A verdadeira face de Luiz Inácio Lula da Silva". Aproveite enquanto é tempo. Clique no link abaixo:
Veja a capa:
da Redação