Morre uma lenda, o vencedor do Oscar com “Shakespeare apaixonado”
29/11/2025 às 17:14 Ler na área do assinanteO dramaturgo e roteirista Tom Stoppard, vencedor do Oscar pelo roteiro de "Shakespeare Apaixonado", faleceu neste sábado (29) aos 88 anos em Dorset, no Sudoeste da Inglaterra, de "causas naturais". Segundo seus representantes, ele morreu "em paz em sua casa em Dorset, cercado por sua família".
"Será lembrado por suas obras, por sua inteligência e humanidade, por sua sagacidade, irreverência e generosidade de espírito, e por seu profundo amor pela língua inglesa", declararam seus agentes ao comunicar o falecimento.
Stoppard conquistou cinco prêmios Tony, principal premiação do teatro mundial, e ganhou o Oscar e o Globo de Ouro pelo roteiro de "Shakespeare apaixonado" (1998), escrito com Marc Norman. No filme, Gwyneth Paltrow, que interpretou a protagonista, venceu Fernanda Montenegro ("Central do Brasil") na categoria de melhor atriz no Oscar de 1999.
Nascido como Tomáš Straussler na antiga Tchecoslováquia em 1937, Stoppard saiu do país antes de completar dois anos, quando seus pais judeus fugiram da invasão nazista em 1939 para Singapura. Após perder o pai durante a ocupação japonesa, mudou-se para a Índia com a mãe e o irmão. Posteriormente, a família se estabeleceu na Inglaterra após sua mãe casar-se com Kenneth Stoppard, oficial britânico que adotou os filhos.
Aos 17 anos, abandonou os estudos para trabalhar como jornalista em Bristol, onde desenvolveu suas primeiras peças radiofônicas. Em Londres, atuou como crítico teatral sob o pseudônimo William Boot.
O reconhecimento veio em 1966 com "Rosencrantz & Guildenstern estão mortos", peça descoberta no circuito alternativo de Edimburgo. Stoppard adaptou e dirigiu esta obra para o cinema em 1990, com Gary Oldman e Tim Roth nos papéis principais. Outros sucessos teatrais incluem "Jumpers" (1972) e "The real thing" (1982).
No cinema, colaborou com Steven Spielberg nos roteiros de "Império do Sol" (1987) e "Indiana Jones e a última cruzada" (1989). Contribuiu também para "A Casa da Rússia" e "Brazil, o filme". Diretores como George Lucas o consultaram para "Star Wars, a vingança dos Sith" (2005), e Spielberg para "A Llista de Schindler" (1993).
Stoppard se definia como um "libertário tímido". Foi condecorado com a Ordem do Império Britânico em 1978 e recebeu o título de cavaleiro em 1997.
Em 2008, visitou o Brasil pela primeira vez para participar da sexta edição da Flip (Festa Literária de Paraty). O autor deixa um legado de mais de 30 peças teatrais e diversos trabalhos para cinema e televisão.
Estamos sobrevivendo graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!
da Redação