O retorno do “Teatro das Tesouras”: Aécio entra na Justiça contra Lula e o PT
02/12/2025 às 08:11 Ler na área do assinanteO novo presidente do PSDB, Aécio Neves entrou com uma ação na Justiça contra Lula e o PT por causa do pronunciamento do chefe do Executivo federal em rede nacional sobre a ampliação da isenção do Imposto de Renda realizado na noite do domingo (30).
“O conteúdo veiculado em cadeia obrigatória de rádio e televisão ultrapassou o caráter institucional e foi utilizado como instrumento de promoção política antecipada, como palanque político. Em nenhum momento Lula falou como chefe de estado ou de governo. Falou como candidato à reeleição. Não foi uma fala institucional, mas uma peça publicitária de pré-campanha”, disse Aécio.
Em nota, o presidente do PSDB afirmou que solicitou à Justiça que o governo Lula seja obrigado a ressarcir os cofres públicos pelos gastos relativos à transmissão por desvio de finalidade.
“Houve evidente uso da estrutura pública com finalidade política. Foi um programa eleitoral gratuito. (…) Ele não fez só o anúncio do Imposto de Renda, mas falou dos privilégios da elite. Defender a democracia é fácil. Exercer de fato a democracia é uma tarefa muito difícil para o PT quando está governando”, diz o texto.
Neves, que assumiu o comando dos tucanos na semana passada, disse que já identificou outros abusos semelhantes no passado e que, por isso, apresentou um projeto de lei na Câmara dos Deputados para definir melhor critérios mais rígidos para a convocação de rede nacional de rádio e televisão.
O parlamentar assumiu o comando do PSDB prometendo recuperar a força do partido no cenário nacional, tentando acabar com a polarização Lula-Bolsonaro e fazer a legenda relevante na democracia e para a direita nacional. Ele também deverá ser candidato ao governo de Minas Gerais em 2026, enfrentando a direita aliada a Romeu Zema (Novo) e o candidato que estiver ao lado de Lula, que esperava ter o senador Rodrigo Pacheco (PSD) lhe representando nas urnas, o que não deve acontecer.
Essa é a oposição permitida pelo regime. Esse é o teatro das tesouras. Uma estratégia política que simula uma oposição ideológica entre dois grupos que, na prática, trabalham em conjunto pelo mesmo objetivo, criando uma ilusão de escolha para o eleitor. O conceito, que usa a metáfora das duas lâminas de uma tesoura, que só funcionam juntas, é aplicado para analisar ciclos de poder, como a alternância entre PT e PSDB no Brasil, e a forma como a oposição genuína é impedida de surgir. No Ceará, por exemplo, o candidato do PSDB será Ciro Gomes.
Estamos sobrevivendo graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!
da Redação