Lula agiliza o retorno à política de mais um ex-presidiário, preso por corrupção
02/12/2025 às 17:23 Ler na área do assinanteO ex-presidente da Câmara dos Deputados João Paulo Cunha (PT) decidiu concorrer a uma vaga de deputado federal por São Paulo nas eleições de 2026. A decisão foi comunicada a aliados políticos nesta terça-feira (2), após um apelo público feito por Lula durante evento em julho deste ano.
João Paulo já começou a montar sua equipe de pré-campanha eleitoral. O deputado estadual Emídio Souza (PT) foi um dos primeiros a ser informado sobre a candidatura do ex-presidente da Câmara.
"Dobradinha", afirmou Emídio ao comentar que pretende estabelecer parceria eleitoral com João Paulo Cunha nas eleições de 2026 em São Paulo.
João Paulo Cunha presidiu a Câmara dos Deputados entre 2003 e 2005, durante o primeiro mandato de Lula. Ele conseguiu se reeleger como deputado federal em 2006 e novamente em 2010.
Em 2014, o petista renunciou ao mandato parlamentar após ser condenado no processo do Mensalão. A condenação resultou em oito anos de inelegibilidade, período que terminou em 2022, mas ele não disputou as eleições naquele ano.
Durante evento em Osasco, na Grande São Paulo, em julho de 2025, Lula pediu publicamente o retorno de João Paulo à política.
"João Paulo, você trata de voltar para a política, para de ganhar dinheiro como advogado em Brasília, pô. Para de querer ganhar dinheiro em Brasília, vem para porta de fábrica fazer comício", disse o presidente.
O ex-ministro José Dirceu, também condenado e preso no Mensalão, confirmou sua intenção de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026 por São Paulo.
Eles estão voltando à cena do crime para concluir o serviço.
O desespero é geral! Lula expôs sua verdadeira face, que sempre tentou esconder. Detalhes e revelações do passado do petista foram expostos no polêmico livro "O Homem Mais Desonesto do Brasil - A verdadeira face de Luiz Inácio Lula da Silva". Aproveite enquanto é tempo. Clique no link abaixo:
Veja a capa:
da Redação