Maior pedido de impeachment contra Moraes conta com 850 páginas, detalha abusos e tem mais de 60 mil assinaturas

04/12/2025 às 13:23 Ler na área do assinante

O vereador de Curitiba Rodrigo Marcial (Novo) apresentou um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que conta com a participação de 68 mil cidadãos brasileiros como coautores. O documento, intitulado "Dossiê Moraes", foi detalhado pelo parlamentar durante entrevista ao programa ALive nesta quarta-feira (3).

O material reúne 850 páginas e sistematiza 126 casos que, segundo o vereador, demonstrariam supostos abusos cometidos pelo ministro do STF. Marcial tem percorrido o Congresso Nacional em busca de apoio para a iniciativa.

"Estamos falando de 850 páginas. Além das denúncias contra Alexandre de Moraes, temos 68 mil vozes — 68 mil brasileiros com CPF validado neste documento. É por isso que estamos tratando do maior pedido de impeachment da história", afirmou Marcial durante a entrevista.

O vereador explicou que os participantes não são apenas apoiadores, mas figuram como coautores formais do pedido. "A lei brasileira estabelece que qualquer cidadão pode solicitar o impeachment de um ministro do STF", declarou.

Em sua mobilização pelo Legislativo federal, o parlamentar informou que já conseguiu o apoio de diversos congressistas. "Mais de uma dezena de deputados e senadores" já assinaram o documento, segundo ele.

O dossiê também está disponível em formato digital. "O Dossiê Moraes não se resume ao livro que estamos em mãos agora. Ele surgiu como uma plataforma, um site, que continua no ar. Qualquer brasileiro — ou pessoa do mundo inteiro — pode acessar os 126 casos que conseguimos sistematizar", disse o vereador.

O material apresenta análises detalhadas de cada caso. "E não se trata apenas de relatar fatos, como: 'Ah, Alexandre de Moraes prendeu nosso jornalista, lá no Espírito Santo', por exemplo. Não é só um fato descrito. É uma análise fática do porquê isso aconteceu, os fatos relevantes dessa decisão e a análise jurídica do que está sendo desrespeitado", explicou Marcial.

O documento identifica princípios constitucionais que teriam sido violados nas decisões do magistrado. "A Constituição Brasileira e seus princípios sendo desrespeitados, todos eles elencados", afirmou.

Entre as motivações para elaborar o dossiê, o vereador citou casos específicos, como o de Débora do Batom, condenada a 14 anos por escrever "Perdeu, mané" na estátua da Justiça em frente ao STF, e o de Clezão, manifestante do 8 de Janeiro que faleceu no Complexo Penitenciário da Papuda em novembro de 2023.

"Essa angústia foi construindo dentro de mim o desejo de fazer algo para mudar o país, para dar voz a dezenas, milhares, milhões de brasileiros que querem se manifestar. E foi daí que surgiu o 'Dossiê Moraes'", disse o parlamentar.

A "conta final" está chegando para Moraes... Quer saber do que realmente é capaz o ministro? No polêmico livro "Supremo Silêncio"toda a perseguição contra parlamentares, jornalistas e outros absurdos que começaram no famigerado Inquérito das Fakes News foram expostos! Nessa obra estão todos os relatos de censura, prisões e estranhas ações do judiciário que o "sistema" quer esconder à todo custo. Mas, como ter esse livro na mão? Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/supremo-silencio-o-que-voce-nao-pode-saber

Veja a capa:

da Redação
Ler comentários e comentar
Ler comentários e comentar

Nossas redes sociais

Facebook

Siga nossa página

Seguir página

Twitter

Siga-nos no Twitter

Seguir

YouTube

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Instagram

Siga-nos no Instagram

Seguir

Telegram

Receba as notícias do dia no Telegram

Entrar no canal

Rumble

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Gettr

Siga-nos no Gettr

Seguir

Truth

Siga-nos no Truth

Seguir