Estratégia da defesa de Bacellar é conseguir a soltura e retomar a presidência
06/12/2025 às 09:49 Ler na área do assinanteA reunião extraordinária da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) que começaria a decidir o destino imediato do presidente afastado da Casa, Rodrigo Bacellar (União), foi adiada após pedido da defesa do parlamentar, que alegou não ter recebido o prazo regimental de 48 horas para se manifestar. A previsão era que a comissão divulgasse parecer pela manutenção ou não da prisão de Bacellar, o que precisaria depois ser referendado pelo plenário. Ficou tudo para segunda-feira.
A reunião da CCJ acontecerá às 11h, seguida por uma sessão plenária extraordinária para tratar do tema, que já estava prevista, marcada para 15h. Até lá, será intensa a negociação nos bastidores por votos, cargos e o que mais puder ser considerado moeda de troca. Um cenário já praticamente definido é o da aprovação da soltura de Bacellar — acusado de ter avisado o então deputado TH Jóias que ele seria preso. O que mais se discute é se vão levar à votação o afastamento dele da presidência.
Deputados dizem que a defesa de Bacellar teria pedido o adiamento da reunião de ontem para ter tempo de conquistar votos contra o afastamento. A estratégia inclui mensagens enviadas por Bacellar, através de sua defesa, cobrando lealdade dos colegas. Ele lembra acordos fechados nos últimos meses — em torno de distribuição de postos, articulações políticas e presidências de comissões estratégicas, inclusive com partidos de esquerda. Agora, exige que os aliados “paguem” a dívida.
Estamos sobrevivendo graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!
da Redação