
Elon Musk sofre multa quase 'impagável' ao X e promete forte resposta
07/12/2025 às 16:08 Ler na área do assinante
O bilionário Elon Musk reagiu à decisão da União Europeia que aplicou uma multa de 120 milhões de euros à plataforma X por suposto descumprimento das regras de transparência previstas na Lei de Serviços Digitais. Em postagens feitas entre a noite de sexta-feira e a manhã de sábado, o empresário criticou duramente o bloco europeu e afirmou que este deveria ser extinto.
“A soberania deve ser devolvida aos países individuais, para que os governos possam representar melhor seu povo”, publicou Musk em sua conta no X.

As declarações ocorreram logo após o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, repudiar a punição imposta pelo bloco. Rubio classificou a medida como um ataque estrangeiro às empresas de tecnologia americanas.
“A multa de 140 milhões de dólares da Comissão Europeia não é apenas um ataque ao X, é um ataque a todas as plataformas tecnológicas americanas e ao povo americano por parte de governos estrangeiros. Acabaram os dias de censurar os americanos na internet”, escreveu.

A Comissão Europeia explicou que as infrações atribuídas ao X envolvem o “design enganoso” do selo azul, a insuficiência de transparência no repositório de anúncios da plataforma e a ausência de acesso adequado a dados públicos para pesquisadores.
A empresa terá 60 dias úteis para informar às autoridades europeias quais medidas adotará para corrigir o descumprimento das regras referentes ao uso do selo de verificação azul.
A administração de Donald Trump, como de costume, acusa a União Europeia de exercer “censura” por meio de suas políticas relativas a redes sociais e discurso de ódio. No documento que delineia as diretrizes de política externa para o segundo mandato de Trump, a Casa Branca afirma que tais práticas, somadas às políticas migratórias do bloco, levariam ao “fim da civilização europeia”.
ATENÇÃO! Temos uma dica importante para você, leitor do JCO. Quer saber a verdade por trás da prisão de Bolsonaro, conteúdos inéditos sobre 2022, encontrar o único motivo para seguir acreditando em um futuro melhor e apoiar a nossa batalha? Conheça o livro “A Máquina Contra o Homem: Como o sistema tentou destruir um presidente — e despertou uma nação”. Clique no link abaixo:
Contamos com você nessa batalha!













