
Moraes “cerceia” a defesa de Filipe Martins e exerce “tutela indevida da advocacia” na véspera do julgamento
07/12/2025 às 06:55 Ler na área do assinante
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou na sexta-feira (5) os slides preparados pela defesa de Filipe Martins, ex-assessor para Assuntos Internacionais de Jair Bolsonaro (PL). O material seria utilizado no julgamento do núcleo 2 da investigação sobre tentativa de golpe de Estado, agendado para terça-feira (9).
A equipe jurídica de Martins foi notificada da decisão neste sábado (6). Moraes considerou o material "parcialmente impertinente" e estabeleceu prazo até as 15h de segunda-feira (8) para que a defesa apresente uma nova versão "legalmente adequada".
Na justificativa para a rejeição, o ministro apontou que a apresentação continha "diversos documentos e imagens que não estão juntadas aos autos e não dizem respeito ao objeto" do processo em andamento.
Os advogados do ex-assessor presidencial criticaram a decisão em nota à imprensa. Eles classificaram a atitude como "tutela indevida da advocacia" e informaram que pretendem recorrer à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de protocolar novamente o material original.
"Moraes pediu os slides que serão utilizados na sustentação oral previamente, para 'verificar adequação técnica', mas ele queria mesmo era avaliar o que será apresentado na sustentação antes do dia, exercendo uma tutela indevida da advocacia", declarou a defesa no comunicado.
A determinação não impede definitivamente o uso de recursos visuais pela defesa durante o julgamento, apenas condiciona sua utilização à apresentação de um novo material que atenda aos critérios estabelecidos.
Diferentemente do ocorrido com Martins, o ministro autorizou o uso dos materiais audiovisuais enviados pelas defesas de outros réus no mesmo processo. As apresentações dos advogados de Mário Fernandes e Marília Ferreira de Alencar foram aprovadas para utilização durante as sustentações orais.
A decisão foi tomada a quatro dias do início do julgamento do grupo que, segundo a acusação, teria participado da articulação de uma tentativa de golpe de Estado.
A "conta final" está chegando para Moraes... Quer saber do que realmente é capaz o ministro? No polêmico livro "Supremo Silêncio", toda a perseguição contra parlamentares, jornalistas e outros absurdos que começaram no famigerado Inquérito das Fakes News foram expostos! Nessa obra estão todos os relatos de censura, prisões e estranhas ações do judiciário que o "sistema" quer esconder à todo custo. Mas, como ter esse livro na mão? Clique no link abaixo:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/supremo-silencio-o-que-voce-nao-pode-saber
Veja a capa:












