
O tiro do decano que saiu pela culatra: Enfim, Gilmar recebe um recado mais enfático vindo do Senado
09/12/2025 às 05:30 Ler na área do assinante
O senador Plinio Valerio (PSDB-AM) afirma que a decisão do ministro Gilmar Mendes de restringir à Procuradoria-Geral da República a prerrogativa de apresentar pedidos de impeachment contra ministros do STF criou ambiente favorável para o avanço de propostas legislativas relacionadas ao Judiciário. O parlamentar é autor de uma PEC que estabelece limite temporal para mandatos no Supremo Tribunal Federal.
Valerio destacou que sua proposta, apresentada em 2019, agora tem melhores condições de tramitação no Congresso Nacional.
"Eu tenho impressão que agora chegou a hora", declarou o senador, referindo-se à possibilidade de que sua proposta "finalmente ande".
O parlamentar amazonense considera que a decisão do decano da Corte viola princípios constitucionais.
"É um absurdo você tirar o povo da Constituição. A Constituição diz que todo poder emana do povo, e veio o mesmo Gilmar tirar o povo da Constituição", afirmou Valerio.
Para o senador do PSDB, a medida representa um desafio direto ao Poder Legislativo.
"Eu entendi como mensagem de guerra. Ele quer simplesmente nos banir da Constituição", disse o parlamentar.
Valerio defende uma solução que mantenha o equilíbrio entre os Poderes.
"Na democracia, o poder que mais representa a democracia somos nós, eleitos pelo povo. Então, se prevalecer o bom senso, não tem confronto. Agora, o Gilmar tem que retirar isso", declarou.
O senador argumenta que o Congresso Nacional deve avançar com projetos que reequilibrem a relação institucional. Sua PEC propõe mandatos com prazo determinado para ministros do STF, alterando o modelo atual de permanência até a aposentadoria compulsória.
"A gente vem tentando com toda a calma, com perseverança e agora chegou a hora", afirmou o parlamentar sobre os esforços para fazer sua proposta avançar.
Além da limitação de mandatos, ele sugere mudanças no processo de indicação de ministros, com maior participação de ambas as casas legislativas.
O senador expressou preocupação com o atual cenário institucional brasileiro.
"A democracia precisa ser praticada. Os poderes não estão se respeitando há muito tempo. O Supremo usurpou o poder do Legislativo", disse Valerio.
O parlamentar também comentou sobre seu próprio futuro político:
"Se for para continuar no Senado, humilhado, sujeito ao Judiciário, eu não pretendo sair a reeleição. A gente tem que mostrar por que é que a gente quer continuar."
A "conta final" está chegando para Moraes... Quer saber do que realmente é capaz o ministro? No polêmico livro "Supremo Silêncio", toda a perseguição contra parlamentares, jornalistas e outros absurdos que começaram no famigerado Inquérito das Fakes News foram expostos! Nessa obra estão todos os relatos de censura, prisões e estranhas ações do judiciário que o "sistema" quer esconder à todo custo. Mas, como ter esse livro na mão? Clique no link abaixo:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/supremo-silencio-o-que-voce-nao-pode-saber
Veja a capa:










