Globo: dois “Fake News” num só dia...

Ler na área do assinante

A Rede Globo parece estar clamando para que toda a sua credibilidade vá para o espaço ou para o esgoto ou talvez para a lata de lixo.

Dois ‘Fake News’ em um só dia, nesta terça-feira (14) praticados por dois conhecidos jornalistas.

O primeiro foi com Guga Chacra, do Globo News, fato noticiado pelo Jornal da Cidade Online (veja aqui), que divulgou em seu twitter que ‘cerca de 60 mil pessoas participaram de manifestação nazista na Polônia defendendo uma Europa apenas para os brancos’.

O fato foi desmentido inicialmente pela cônsul polonesa no Brasil e, na sequência, pelo próprio governo polonês, através do Ministério das Relações Exteriores.

A Globo foi comunicada, mas não se manifestou. Fica a impressão que para a emissora, mentir é permitido.

___________

___________

O segundo ‘Fake News’ foi de autoria do festejado jornalista Lauro Jardim, do jornal ‘O Globo’.

Em sua coluna, Lauro Jardim afirmou que o ministro do STF, Luiz Fux, havia arquivado denúncia contra o ministro Blairo Maggi.

Não é verdade.

O próprio gabinete do ministro contestou a matéria, demonstrando não ser verdadeira e expedindo a seguinte nota:

“O gabinete do ministro Luiz Fux esclarece que não procede a informação divulgada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, nesta terça-feira (14), de que o ministro teria arquivado denúncia oferecida contra o ministro da Agricultura, Blairo Maggi.
De acordo com o ministro Luiz Fux, não foi oferecida denúncia relativa ao caso. Ele ressalta, ainda, que um ministro não pode arquivar monocraticamente denúncia de réus com prerrogativa de foro.”

Mais tarde, Lauro Jardim publicou nota se desculpando e alegando ter sido um erro.

Fez bem em se desculpar. Um erro inadmissível para os padrões globais.

da Redação Ler comentários e comentar