Caças dos EUA sobrevoam Golfo da Venezuela e deixam Maduro desesperado
12/12/2025 às 12:46 Ler na área do assinanteDois caças F-18 foram detectados sobrevoando o Golfo da Venezuela, segundo registros do FlightRadar24, que monitora rotas aéreas em tempo real. A movimentação ocorre no momento em que os Estados Unidos reforçam sua presença militar no Caribe e chamou atenção pela altitude das aeronaves — cerca de 26 mil pés, equivalente a quase 8 quilômetros.
Os caças permaneceram próximos à segunda maior cidade venezuelana por menos de uma hora, mas rapidamente se tornaram os aviões mais acompanhados da plataforma, com mais de 40 mil usuários acompanhando o trajeto simultaneamente. O sistema identificou as aeronaves como F/A-18E Super Hornet, modelo da Boeing amplamente utilizado pela Marinha dos EUA.
De acordo com informações das próprias Forças Armadas americanas, o Super Hornet é um caça multifunção capaz de operar embarcado em porta-aviões e projetado para missões em condições adversas. O modelo exerce funções de escolta e defesa aérea, mas também pode realizar ações ofensivas, como ataques de precisão, interdição e apoio aéreo aproximado.
Questionado sobre o episódio, o Comando Sul dos Estados Unidos — responsável por operações no Caribe e na América Latina — declarou apenas que o país realiza ações “rotineiras e legais” no espaço aéreo internacional, incluindo o Golfo da Venezuela. A instituição não confirmou se os F-18 identificados pertenciam de fato à frota americana.
Além dos EUA, o F/A-18 é utilizado em forças aéreas de Canadá, Austrália, Finlândia, Kuwait, Malásia, Espanha e Suíça. O Golfo da Venezuela fica entre o norte da Colômbia e a região noroeste do território venezuelano. Até o momento, o regime de Nicolás Maduro - em desespero - não comentou o sobrevoo.
Olavo de Carvalho, por décadas, fez revelações graves sobre o Foro de São Paulo. Em seu livro "O Foro de São Paulo: A ascensão do comunismo latino-americano", de quase 500 páginas, está descrito desde o que ocorreu em 1990, por iniciativa de Fidel Castro e Lula - o primeiro “Encontro de partidos e organizações de esquerda da América Latina e Caribe” - até o que viria a ser de fato o 'Foro de São Paulo', que reuniu dezenas de partidos políticos e organizações criminosas, como as FARC e O MIR chileno. Essa obra é um verdadeira herança de Olavo. Você pode ter acesso a esse conteúdo no link abaixo:
Não perca essa oportunidade! Trata-se de um verdadeiro arquivo histórico!
da Redação