
A solução petista para a “recuperação” dos Correios: Papel aceita tudo...
11/12/2025 às 12:27 Ler na área do assinante
Em rápidas pinceladas, a situação dos Correios é a seguinte: o prejuízo acumulado nos primeiros 9 meses de 2025 foi de 6 bilhões, levando o patrimônio líquido da empresa de 4 bilhões negativos no final de 2024 para 10 bilhões negativos no final de 2025. Esse prejuízo foi 4 bilhões maior do que o prejuízo de 2 bilhões nos primeiros 9 meses de 2024. Desses 4 bilhões a mais de preju, 1,8 bi foi de vendas menores, 1,7 bi foi de despesas maiores com pessoal e o restante em outras rubricas do balanço. Esse aumento de despesas com pessoal foi basicamente aumento de pagamentos de precatórios.
Com esse quadro sintético, podemos ter uma ideia do desafio de reverter esse prejuízo. Aumentar vendas? Como? Reduzir despesas com precatórios? Os Correios são líderes de ações trabalhistas no Brasil, e essa rubrica só tende a aumentar com o tempo, dado que haverá demissões em massa.
Mas o governo já resolveu o problema. Por decreto. Vai poder aportar recursos nos Correios “pontualmente”, desde que a empresa apresente um “plano de reestruturação”. Qualquer um. Papel aceita tudo. Esse aporte não contará para a meta fiscal, pois os Correios continuariam sendo uma estatal “não dependente”. Assim é se assim lhe parece.
Marcelo Guterman. Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP e mestre em Economia e Finanças pelo Insper.
O desespero é geral! Lula expôs sua verdadeira face, que sempre tentou esconder. Detalhes e revelações do passado do petista foram expostos no polêmico livro "O Homem Mais Desonesto do Brasil - A verdadeira face de Luiz Inácio Lula da Silva". Aproveite enquanto é tempo. Clique no link abaixo:
Veja a capa:
















