Arthur Lira se cansa de Hugo Motta e detona a gestão do atual presidente da Câmara

14/12/2025 às 13:40 Ler na área do assinante

O ex-presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL) teria criticado a condução da Casa sob a gestão do atual presidente, Hugo Motta (Republicanos-PB). Relatos obtidos pelo indicam que Lira afirmou, em mensagens enviadas a um grupo de WhatsApp, que a Câmara estaria desorganizada.

“Tem que reorganizar a Casa. Está uma esculhambação”, escreveu.

Segundo deputados próximos a Lira, a reclamação ocorreu após a aprovação da suspensão do mandato do deputado Glauber Braga (PSol-RJ). Lira teria mencionado que o PSol já apresentou uma representação contra Motta e reforçado que o atual presidente foi derrotado pela esquerda.

A noite de quarta-feira foi marcada por mudança no desfecho do caso. Parlamentares pretendiam confirmar o parecer do Conselho de Ética, aprovado em abril, que recomendava a cassação de Glauber Braga e sua inelegibilidade por oito anos.

No entanto, o PSol apresentou uma emenda para substituir a cassação por uma suspensão de seis meses. A proposta contou com apoio do governo e de partidos do Centrão, sendo aprovada por 318 votos. Após a decisão, Glauber comemorou o resultado com aliados no plenário da Câmara.

Glauber Braga é acusado de quebra de decoro parlamentar após expulsar, a chutes, das dependências da Câmara, o militante do Movimento Brasil Livre (MBL), Gabriel Costenaro, em abril de 2024

Um deputado do PP, sob condição de anonimato, afirmou que Hugo Motta não quis dialogar previamente com lideranças antes de pautar a possível cassação de Braga, com o objetivo de evitar divisão interna e, assim, “zerar” a pauta do ano.

Segundo o relato, o mesmo movimento estaria por trás da decisão de levar à votação o Projeto de Lei da Dosimetria, que beneficia envolvidos nos atos de 8 de janeiro.

De acordo com apurações, Arthur Lira teria afirmado que parlamentares demonstraram sensibilidade com alguém que não adotaria a mesma postura em situação semelhante.

Dois deputados do PP, também sob reserva, relataram receio quanto à reação de Lira, que, segundo eles, mantém forte oposição a Glauber Braga. 

Em 2024, o deputado do PSol chamou Arthur Lira de “bandido” durante discurso.

“O senhor Arthur Lira é um bandido que está na presidência da Câmara dos Deputados. Está roubando o orçamento público”, afirmou à época.

Ajude o jornalismo independente nessa batalha! Compre o livro “A Máquina Contra o Homem: Como o sistema tentou destruir um presidente — e despertou uma nação”. Tudo por trás da prisão de Bolsonaro, conteúdos inéditos sobre 2022 e muito mais. Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/a-maquina-contra-o-homem-como-o-sistema-tentou-destr...

Contamos com você nessa batalha!

da Redação
Ler comentários e comentar
Ler comentários e comentar

Nossas redes sociais

Facebook

Siga nossa página

Seguir página

Twitter

Siga-nos no Twitter

Seguir

YouTube

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Instagram

Siga-nos no Instagram

Seguir

Telegram

Receba as notícias do dia no Telegram

Entrar no canal

Rumble

Inscreva-se no nosso canal

Inscrever-se

Gettr

Siga-nos no Gettr

Seguir

Truth

Siga-nos no Truth

Seguir