Perícia médica da PF ocorre hoje e resposta de Bolsonaro virá em poucas horas

Ler na área do assinante

A Polícia Federal realiza nesta quarta-feira (17/12), no Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília, uma perícia médica que será determinante para definir se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) poderá ser submetido a um novo procedimento cirúrgico. 

A avaliação foi ordenada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

A decisão do magistrado ocorreu após a defesa de Bolsonaro solicitar autorização para a “realização urgente de procedimento cirúrgico” no Hospital DF Star. Moraes, porém, considerou que os exames apresentados eram antigos e determinou a realização de uma perícia oficial por médicos da PF antes de qualquer deliberação.

No último domingo (14/12), Bolsonaro foi submetido a exames de ultrassonografia na própria Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde se encontra preso. Conforme documentos enviados ao STF, os médicos identificaram a presença de duas hérnias inguinais e recomendaram a realização de cirurgia.

“Dessa maneira, determino o envio de cópia dos exames e laudos juntados aos autos para conhecimento e análise dos peritos médicos, que realizarão a perícia no dia 17/12/2025, no Instituto Nacional de Criminalística”, determinou Moraes.

Com base no laudo que será produzido pela perícia, caberá ao ministro decidir se autoriza ou não a realização do procedimento cirúrgico solicitado pela defesa.

O ex-presidente enfrenta crises recorrentes de soluço, que, segundo seus médicos, seriam consequências da facada sofrida durante a campanha eleitoral de 2018. Desde então, Bolsonaro passou por diversas cirurgias e intervenções no intestino.

Entre os procedimentos mencionados nos pedidos apresentados ao STF estão o tratamento de hérnias inguinais bilaterais e a realização de bloqueio anestésico do nervo frênico, apontado como medida terapêutica complementar para lidar com problemas intestinais e episódios persistentes de soluço.

A Magnitsky caiu, mas um dos maiores medos de Moraes ainda está disponível para o povo: o polêmico livro "Supremo Silêncio". A perseguição contra parlamentares, jornalistas e outros absurdos que começaram no famigerado Inquérito das Fakes News foram expostos! Se apresse, a censura está de olho nessa obra! Clique no link abaixo:

https://www.conteudoconservador.com.br/products/supremo-silencio-o-que-voce-nao-pode-saber

Veja a capa:

da Redação