Bolsonaro recebe inúmeras cartas e encomendas e PF aciona Moraes
17/12/2025 às 20:45 Ler na área do assinanteA Polícia Federal encaminhou, nesta terça-feira (16), um ofício ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes solicitando diretrizes sobre como lidar com cartas e encomendas endereçadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está preso há três semanas na superintendência da corporação, em Brasília.
A consulta foi feita porque não existe, segundo a própria PF, uma norma interna específica para o tratamento de correspondências em situações de custódia prolongada nas dependências da sede da instituição. Diante dessa lacuna, a corporação pediu ao Supremo que defina qual procedimento deve ser adotado a partir de agora.
No documento, assinado pelo delegado Marcos Paulo Pimentel, a PF não detalha a quantidade de cartas ou encomendas já recebidas. O texto apresenta quatro alternativas possíveis para análise do STF: o simples recebimento da correspondência; a realização de uma inspeção preliminar por motivos de segurança; a entrega direta ao custodiado, com exceção de itens proibidos; ou o repasse do material a um familiar ou a um terceiro previamente autorizado para guarda.
Além disso, a Polícia Federal questiona se Jair Bolsonaro pode escrever cartas destinadas a familiares ou a pessoas por ele indicadas, com o objetivo de estabelecer um protocolo claro sobre a comunicação do ex-presidente durante o período de prisão.
Ajude o jornalismo independente nessa batalha! Compre o livro “A Máquina Contra o Homem: Como o sistema tentou destruir um presidente — e despertou uma nação”. Tudo por trás da prisão de Bolsonaro, conteúdos inéditos sobre 2022 e muito mais. Clique no link abaixo:
Contamos com você nessa batalha!
da Redação