
URGENTE: Mendonça age, manda prender 16 e até senador é alvo de operação
18/12/2025 às 09:52 Ler na área do assinante
Por ordem do ministro André Mendonça, a Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (18/12), mais uma etapa da Operação Sem Desconto, voltada a desmantelar um esquema nacional de fraudes envolvendo descontos ilegais em aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Entre os presos está Romeu Carvalho Antunes, filho de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, personagem central das investigações.
Ao todo, a operação cumpre 52 mandados de busca e apreensão e 16 de prisão preventiva, além de outras medidas cautelares, em sete unidades da Federação: São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão e Distrito Federal. A ação ocorre de forma integrada entre a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU).
De acordo com a PF, o grupo investigado operava de maneira organizada, dividido em núcleos especializados. Havia responsáveis pela obtenção de dados de beneficiários, pela inserção de informações falsas em sistemas oficiais e por mecanismos de ocultação e lavagem do dinheiro desviado.
Entre os alvos também está Aldroaldo Portal, secretário-executivo do Ministério da Previdência. Ele foi afastado do cargo e deverá cumprir prisão domiciliar. Além disso, a PF executa mandados de busca contra o senador Weverton Rocha (PDT-MA) e um assessor parlamentar.
Outro nome citado na ofensiva é o advogado Eric Douglas Martins Fidelis, filho de André Fidelis, ex-diretor de Benefícios do INSS nos anos de 2023 e 2024. André Fidelis já havia sido preso em fase anterior da investigação.
Nesta etapa, a PF cumpre mandados de prisão preventiva e de busca contra Eric.
Lula tentou esconder, mas sua verdadeira face foi exposta. Detalhes e revelações do passado do petista estão no livro "O Homem Mais Desonesto do Brasil - A verdadeira face de Luiz Inácio Lula da Silva". Aproveite enquanto é tempo. Clique no link abaixo:
Veja a capa:








