Jornal Nacional exibe série especial sobre Matemática e mostra que é uma ciência que tem ainda muito para descobrir

De segunda-feira do dia 13 a sexta-feira 18 de Novembro de 2017, o Jornal Nacional exibiu uma série especial de  reportagens sobre a Matemática, tendo como protagonista o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.Na matemática, verdades são eternas, mas ainda há muito para se descobrir.  Ou seja, os matemáticos ainda tentam descobrir qual a forma do universo.  A primeira reportagem abordou que a Matemática é assustadora, mas ela está nas coisas mais simples da vida. O universo é cercado por números e até quem detesta matemática sabe que os números estão aí para ajudar.

'É a ciência que estuda padrões', afirma o matemático Marcelo Viana.

Para ilustrar a reportagem mostrou alguns exemplos dentre os quais foram uma pizza

Com o teorema de Pitágoras e de que maneira esse teorema relaciona os catetos de um triângulo retângulo à sua hipotenusa.

Os estudos trigonométricos possuem uma relação muito importante com o Teorema de Pitágoras, pois através de sua aplicação determinamos valores de medidas desconhecidas. O teorema de Pitágoras é uma expressão que pode ser aplicada em qualquer triângulo retângulo (triângulo que tem um ângulo de 90°).

a = hipotenusa

b = cateto

c = cateto

O teorema de Pitágoras diz que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.

a2 = b2 + c2

Podemos utilizar esse teorema para facilitar o cálculo da diagonal de um quadrado e altura de um triângulo equilátero (triângulo com os lados iguais).

As matérias, de aproximadamente seis minutos cada, mostraram como a Matemática está no cotidiano das pessoas. Os episódios foram exibidos ao longo da semana no principal telejornal do país e chamou atenção de milhões de pessoas, em redes sociais muitos comentaram sobre o assunto, e indagaram? – porque o Jornal Nacional fez questão de mostrar essa série de reportagens falando de Matemática?

Conduzidas pelo experiente jornalista Pedro Bassan, Marcelo Viana foi  o condutor das reportagens, explicando a origem e conceitos básicos e aproximando a disciplina do dia a dia de todos.

É assustador, pois é Mais de 4,5 milhões de candidatos fizeram, no domingo o Enem no dia 12 de Novembro, a segunda etapa das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, questões de ciências exatas, como a Matemática.

Mas qual a fórmula para despertar o interesse pela Matemática?

Matemáticos mais jovens estão criando métodos que facilitam e desperta o interesse das pessoas pela Matemática, é o caso do  método X Y Z criado pelo Matemático Valdivino Sousa, que tem como intuito de mostrar para os alunos uma forma de aprender equação de primeiro grau com o uso de objetos ilustrativos. Valdivino Sousa identificou que nos problemas matemáticos no lugar de letras como X, Y e Z, essas variáveis podem ser substituídas por objetos ilustrativos, já que uma equação do tipo 2x + 4 – 2 = 8, o aluno tem dificuldade de entender ao deparar com as formalidades algébricas.  Para saber mais sobre o método X Y Z  para saber mais acesse: https://valdivinosousa.blogspot.com.br/2017/11/revista-educacao-matematica-metodo-x-y.html

“Ela tem fama de difícil e, por isso mesmo, talvez seja uma ciência injustiçada, vítima de muito preconceito, porque a matemática, tão temida pela complicação, está presente nas coisas mais simples da vida”. Disse Valdivino Sousa.

Você gosta de números? Não? Então mesmo sem gostar você não vive sem eles.

Os problemas nascem junto com o Sol. Ele é o único ponteiro do nosso único relógio. Sem os números, o homem não inventou as horas.

Até quem detesta matemática já percebeu que, quando aparecem, os números estão aí para nos ajudar. Um, dois, três, é impossível fugir. Fazemos contas toda hora, todos os dias, às vezes sem perceber.

O goleiro vive calculando a bissetriz de um ângulo para fechar o gol. Já o atacante passa o jogo calculando o ângulo inscrito que permite o chute. Ainda bem que os números existem.

E, no mundo dos números, o Brasil tem um lugar de honra: o Impa, Instituto de Matemática Pura e Aplicada. Em meio à Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, cientistas brasileiros e estrangeiros desenvolvem algumas das pesquisas mais avançadas da matemática.

O futuro serão daqueles que sabem matemática para se integrar no processo de revolução digital, pois bem, como está o futuro da matemática no Brasil?  Será que os jovens estão se preparando para a revolução digital?

O Brasil produz matemática de ponta. Temos pesquisadores de primeira linha e reconhecimento internacional quando o assunto é a ciência do raciocínio lógico e abstrato. Tudo isso em um país cujo ensino da disciplina na escola afasta os estudantes, ao invés de instigar a paixão pelos números.

“Engana quem acha que a Matemática só é números, fórmulas e equações complexas. Para quebrar esse preconceito com a disciplina procurei criar o método X Y Z que tem como objetivo proporcionar uma visão de aprendizagem de equação de 1º grau e expressões algébricas por meio da Engenharia Didática em Educação Matemática, com uso de objetos ilustrativos”. Explica o Matemático Valdivino Sousa.

A Globo incentivando o estudo da Matemática: Pois é nesta última sexta-feira 17/11/2017,  no Programa Conversa com Bial, Marcelo Viana, diretor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), e a pesquisadora Carolina Araújo provaram por a+b que a matemática está presente em tudo e vai muito além de contas, fórmulas e equações. Eles dizem: “Nós não estamos preparando nossos jovens para essa revolução digital. O futuro será daqueles que saibam matemática suficiente para se integrar nesse processo.” Assistem o vídeo:

Como aproximar a matemática de crianças e adolescentes?

“O aspecto lúdico é fundamental, você não pode esperar que alguém, muito menos uma criança, fique atenta a algo chato. Então, é muito importante conseguir trazer o lado lúdico para o processo de ensino e conectar com algo que faça sentindo com as experiências adequadas a cada faixa etária.” (Marcelo Viana)

“A matemática não é um cardápio de fórmulas que você tem que decorar para resolver um problema, mas uma forma de pensar e enxergar o mundo que nos ajuda no dia a dia.” (Carolina Araújo)

Olimpíadas de Matemática e a melhora no ensino escolar

“Estudos mostram que a média dos alunos das escolas que participam de maneira ativa nas Olímpiadas de Matemática sobe 26 pontos na Prova Brasil, o equivalente a um ano e meio de aula a mais.” (Marcelo Viana).

O Jornal Nacional e série de reportagens sobre a Matemática.

As reportagens usaram pontos turísticos do Rio de Janeiro, como o Pão de Açúcar e o Museu do Amanhã – e até uma pizzaria! – para explicar curiosidades sobre o surgimento da contagem, a relação entre a matemática e a música, entre outros assuntos e mostrar como a Matemática é útil e divertida.