Lula sanciona reajuste de salários do Judiciário

Ler na área do assinante

O petista Lula sancionou o reajuste salarial dos servidores do Poder Judiciário previsto para 2026, mas vetou os aumentos que estavam programados para os dois anos seguintes. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

O texto aprovado pelo Congresso Nacional autoriza um reajuste de 8% nos salários do Judiciário a partir de julho de 2026. No entanto, Lula retirou do projeto os aumentos idênticos que estavam previstos para julho de 2027 e julho de 2028.

Na justificativa enviada ao Congresso, o Palácio do Planalto argumentou que os reajustes futuros violariam a Lei de Responsabilidade Fiscal por criarem despesas obrigatórias para além do mandato presidencial.

“Em que pese a boa intenção do legislador, a proposição legislativa contraria o interesse público ao estabelecer aumento da despesa com pessoal com parcelas a serem implementadas em períodos posteriores ao final do mandato do presidente da República, contrariando a vedação prevista no art. 21, caput, inciso IV, alínea b, da Lei Complementar nº 101, de 2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal”, afirmou o governo no veto.

Uma promoção limitada está chamando a atenção de leitores interessados em política, liberdade de expressão e debates sobre censura no Brasil. Um COMBO com dois livros que abordam os bastidores do STF, decisões judiciais controversas e disputas internas na Corte está sendo vendido com frete grátis para todo o país. As obras exploram temas como censura, perseguição política, atuação do Supremo Tribunal Federal (STF), juristocracia, polarização e manipulação de narrativas. Caso queira conhecer os livros e não perder essa oportunidade, clique no link abaixo:

https://conteudoconservador.news/stf/

Aproveite! Não é o preço do papel. É o preço de entender antes que seja tarde.

da Redação