Impeachment de um ministro do STF nunca esteve tão próximo...
25/12/2025 às 19:30 Ler na área do assinanteParlamentares protocolaram um novo pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), com base na acusação envolvendo a atuação do magistrado junto ao Banco Central em favor do Banco Master.
O requerimento tem como principal fundamento uma reportagem do jornal O Globo que revelou contatos entre Moraes e o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
Segundo os senadores, as conversas teriam tratado de assuntos relacionados ao Banco Master, instituição que esteve no centro de um processo de intervenção e liquidação. O documento também menciona a existência de um contrato de alto valor entre o banco e o escritório de advocacia de Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro.
Na avaliação dos parlamentares, os fatos noticiados configurariam um cenário de conflito de interesses. Eles sustentam que Alexandre de Moraes, “valendo-se do peso institucional e da influência inerentes ao cargo que ocupa, teria se engajado em atuação favorável a interesses privados específicos”, o que, segundo o texto, comprometeria a imparcialidade exigida de um ministro do STF.
A petição ainda aponta indícios do crime de advocacia administrativa, ao afirmar que teria havido atuação fora das atribuições jurisdicionais. O pedido é assinado pelos senadores Damares Alves (Republicanos-DF), Eduardo Girão (Novo-CE) e Magno Malta (PL-ES), que reforçam que a conduta descrita não estaria protegida por eventual imunidade funcional.
“A conduta narrada, se confirmada, revela atuação extrajudicial, alheia à função jurisdicional, com potencial utilização da autoridade do cargo para interferir em órgão regulador independente, em benefício de interesse privado específico, o que afasta qualquer alegação de imunidade funcional”, destacam os senadores no documento encaminhado ao Senado.
Com o levante da velha mídia, o impeachment de um ministro do STF nunca esteve tão próximo.
Uma promoção limitada está chamando a atenção de leitores interessados em política, liberdade de expressão e debates sobre censura no Brasil. Um COMBO com dois livros que abordam os bastidores do STF, decisões judiciais controversas e disputas internas na Corte está sendo vendido com frete grátis para todo o país. As obras exploram temas como censura, perseguição política, atuação do Supremo Tribunal Federal (STF), juristocracia, polarização e manipulação de narrativas. Caso queira conhecer os livros e não perder essa oportunidade, clique no link abaixo:
https://conteudoconservador.news/stf/
Aproveite! Não é o preço do papel. É o preço de entender antes que seja tarde.
da Redação