
O “charme” especial de Daniel Vorcaro que encanta até ministros do STF
03/01/2026 às 21:07 Ler na área do assinante
Banco Econômico (1995). Banco Nacional (1996). Banco Bamerindus (1997). Banco Santos (2005). Banco Cruzeiro do Sul (2012). Banco Rural (2013). BRK Financeira (2023). Portocred (2023).
Essa é a lista de alguns bancos liquidados pelo Banco Central desde a década de 90. Não se trata de uma lista exaustiva, foi o que consegui lembrar ou encontrar em uma rápida pesquisa na internet.
Não lembro de em nenhum desses casos o Banco Central ter sido questionado pelo TCU e muito menos pelo STF. E olha que estamos falando de bancos com padrinhos políticos poderosos: o Econômico era protegido por ACM, o Nacional era da família Magalhães Pinto, o Bamerindus era de José Antônio Andrade Vieira (ministro de FHC) e o Banco Santos era de Edmar Cid Ferreira, próximo a José Sarney.
Mas a liquidação de banco Master mereceu a atenção especial do STF e, agora, do TCU. Daniel Vorcaro, como dizia a minha avó, deve ter borogodó, um charme especial.
Marcelo Guterman. Engenheiro de Produção pela Escola Politécnica da USP e mestre em Economia e Finanças pelo Insper.
A Magnitsky caiu, mas um dos maiores medos de Moraes ainda está disponível para o povo: o polêmico livro "Supremo Silêncio". A perseguição contra parlamentares, jornalistas e outros absurdos que começaram no famigerado Inquérito das Fakes News foram expostos! Se apresse, a censura está de olho nessa obra! Clique no link abaixo:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/supremo-silencio-o-que-voce-nao-pode-saber
Veja a capa:











