Sem noção, Supremo da Venezuela desafia Trump

Ler na área do assinante

Os ministros da Câmara Constitucional do Tribunal Supremo da Venezuela verdadeiros comparsas do tirano Nicolás Maduro parece que não entenderam exatamente o que está acontecendo no país. A corte determinou que a vice-presidente Delcy Rodríguez assuma interinamente a presidência da Venezuela. A ordem judicial foi emitida no sábado (3), após Nicolás Maduro ser detido por forças militares americanas na madrugada do mesmo dia.

O tribunal venezuelano estabeleceu que Rodríguez deve assumir "o cargo de presidente da República Bolivariana da Venezuela a fim de garantir a continuidade administrativa e a defesa integral da Nação". A corte informou que analisará o caso para "determinar o quadro legal aplicável para garantir a continuidade do Estado, a administração do governo e a defesa da soberania diante da ausência forçada do presidente".

Maduro e sua esposa, Cilia Flores, foram transportados para um navio militar americano no Caribe e depois levados para Nova York. Eles responderão a acusações do Departamento de Justiça dos Estados Unidos que incluem narcoterrorismo, tráfico de drogas e porte ilegal de armas, formuladas durante o governo de Donald Trump.

Delcy Rodríguez exigiu a libertação imediata de Maduro, afirmando que ele continua sendo "o único presidente" da Venezuela.

Donald Trump afirmou que pretende governar a Venezuela e não permitirá que aliados próximos a Maduro permaneçam no poder. O presidente americano mencionou estar em negociações com Rodríguez sobre os próximos passos e não descartou uma possível invasão ao território venezuelano.

Delcy Rodríguez nasceu em Caracas em 18 de maio de 1969. Formada em direito, ocupou o cargo de ministra da Comunicação entre 2013 e 2014 e foi chanceler de 2014 a 2017. Em 2017, presidiu a Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela.

Maduro a nomeou vice-presidente em 2018, descrevendo-a como "uma jovem mulher, corajosa, aguerrida, filha de mártir, revolucionária e aprovada em mil batalhas".

Desde 2013, Delcy e seu irmão, Jorge Rodríguez, ganharam posições privilegiadas na estrutura de poder venezuelana, integrando o que se conhece como "nomenklatura" – termo soviético que designa a elite dirigente do país.

Estamos sobrevivendo graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao

SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!

da Redação