
Editorial do WSJ surpreende e apoia intervenção americana na Venezuela
05/01/2026 às 21:37 Ler na área do assinante
O The Wall Street Journal é o maior jornal dos Estados Unidos e claramente não tem tido um posicionamento simpático ao governo de Donald Trump. Por isso o seu posicionamento esclarecendo que não há nenhuma violação do direito internacional na intervenção americana, ganha mais relevância. Confira abaixo um trecho do editorial:
"O Sr. Trump afirmou que o Sr. Maduro e sua esposa estavam a caminho de Nova York, onde enfrentarão julgamento por narcotráfico. Mas os danos causados pelo Sr. Maduro vão muito além do tráfico de drogas. Suas políticas socialistas e autoritárias sobrecarregaram a região com milhões de refugiados. Ele inundou os EUA com migrantes em um esforço para semear a discórdia política.
O ditador também fazia parte do eixo de adversários dos EUA que inclui a Rússia, a China, Cuba e o Irã. Todos estavam ajudando a manter o Sr. Maduro no poder. Sua captura é uma demonstração da declaração do Sr. Trump de impedir que os inimigos da América espalhem o caos no Hemisfério Ocidental. É o 'corolário Trump' para a Doutrina Monroe.
Tudo isso torna a ação militar justificada, apesar dos clamores da esquerda de que ela seria ilegal sob o direito internacional. O Sr. Maduro roubou a eleição presidencial do ano passado após ser derrotado de forma esmagadora. Ele baniu a líder oposicionista popular Maria Corina Machado da cédula eleitoral, e o candidato que ocupou seu lugar venceu e, em seguida, partiu para o exílio para evitar ser preso. Os críticos querem elogiar a coragem da Sra. Machado enquanto nada fazem para ajudar o povo venezuelano.
Quanto às queixas de que o Sr. Trump está agindo sem aprovação do Congresso, a Constituição concede ampla margem para a ação executiva em questões de segurança nacional. George H.W. Bush depôs o ditador Manuel Noriega no Panamá em 1989 sem uma votação no Congresso. O Sr. Maduro é uma ameaça maior que Noriega, e a Venezuela é, no mínimo, tão importante para a segurança dos EUA quanto o Panamá. Os Democratas estão criticando o Sr. Trump para que possam atacá-lo caso a operação enfrente problemas."

Estamos sobrevivendo graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!









