
Consulado se manifesta sobre passaporte de Eliza Samudio encontrado em apartamento
06/01/2026 às 14:01 Ler na área do assinante
O Consulado-Geral do Brasil em Lisboa informou, nesta terça-feira (6), que está sob análise um passaporte emitido em nome de Eliza Samudio, brasileira desaparecida desde 2010 em um dos casos criminais de maior repercussão nacional. O documento foi entregue à representação diplomática na sexta-feira (2) e, desde então, permanece sob avaliação das autoridades brasileiras.
De acordo com comunicado oficial, a unidade consular esclareceu que, no próprio dia do recebimento, foi encaminhada uma consulta formal ao Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, com o objetivo de definir o procedimento adequado a ser adotado em relação ao passaporte. Até agora, o consulado aguarda instruções do Itamaraty para dar prosseguimento ao caso.
“O Consulado-Geral do Brasil em Lisboa informa que recebeu o passaporte em questão na sexta-feira, dia 2. No mesmo dia, realizou consulta oficial ao Itamaraty em Brasília sobre qual destinação dar ao documento e aguarda resposta”, informou o órgão em nota.
A existência do passaporte veio a público após divulgação inicial do Portal Léo Dias. Posteriormente, a informação foi confirmada pelo SBT News junto ao consulado brasileiro em Portugal, que reforçou o caráter estritamente administrativo da análise em curso.
Ajude o jornalismo independente nessa batalha! Compre o livro “A Máquina Contra o Homem: Como o sistema tentou destruir um presidente — e despertou uma nação”. Tudo por trás da prisão de Bolsonaro, conteúdos inéditos sobre 2022 e muito mais. Clique no link abaixo:
Contamos com você nessa batalha!







