
O inesperado recuo do TCU diante do vídeo que destruiu o plano do "sistema"
08/01/2026 às 20:39 Ler na área do assinante
O Tribunal de Contas da União decidiu interromper, ao menos temporariamente, a inspeção presencial que havia sido autorizada nas instalações do Banco Central para apurar os procedimentos adotados na liquidação extrajudicial do Banco Master, ocorrida em novembro. A medida foi tomada nesta quinta-feira pelo ministro Jhonatan de Jesus, que optou por submeter o tema à análise do plenário da Corte após o recesso do Judiciário, previsto para terminar no fim deste mês.
A decisão representa um recuo em meio a forte pressão institucional. A iniciativa de realizar a diligência presencial vinha sendo alvo de críticas de especialistas, integrantes do governo e até de outros ministros do próprio TCU, que enxergaram risco de conflito entre os órgãos e questionaram a forma como a determinação foi tomada.
A suspensão ocorreu após o Banco Central apresentar embargos de declaração, nos quais contesta a competência do ministro para ordenar, de maneira individual, uma inspeção considerada sensível e de grande impacto. Para a autoridade monetária, o Regimento Interno do TCU estabelece que diligências dessa natureza devem ser autorizadas por instâncias colegiadas, como a Primeira Câmara do tribunal, e não por decisão monocrática.
Outro motivo que, certamente, influenciou no recuo do TCU foi a 'bomba' revelada pelo corajoso vereador e influencer Rony Gabriel.
Rony revelou uma proposta milionária indecorosa que recebeu para "defender" o Banco Master contra o Banco Central. Segundo o vereador, vários influencers de direita e de esquerda aceitaram a proposta. Além disso, Rony colocou sua vida financeira em risco ao mostrar um contrato de confidencialidade no valor R$ 800 mil.
É impactante. Assista:
Ajude o jornalismo independente nessa batalha! Compre o livro “A Máquina Contra o Homem: Como o sistema tentou destruir um presidente — e despertou uma nação”. Tudo por trás da prisão de Bolsonaro, conteúdos inéditos sobre 2022 e muito mais. Clique no link abaixo:
Contamos com você nessa batalha!






