
Placa de vidro despenca de 4º andar de prédio em cliente de cafeteria (veja o vídeo)
09/01/2026 às 16:21 Ler na área do assinante
Um homem de 50 anos foi atingido por um painel de vidro que se desprendeu do quarto andar de um edifício em Palermo, Buenos Aires, na Argentina. O acidente ocorreu em 13 de dezembro, quando a vítima estava sentada em uma mesa na calçada de uma cafeteria. O caso só veio a público nesta quinta-feira (9), após a divulgação de imagens das câmeras de segurança que registraram o momento exato do impacto.
A vítima sofreu fratura no crânio e lacerações no braço esquerdo, com rompimento de três tendões. Fontes da Secretaria de Segurança de Buenos Aires informaram que o apartamento de onde o vidro se desprendeu estava desocupado, com a chave sob responsabilidade do zelador do prédio.
A equipe da cafeteria prestou os primeiros socorros imediatamente. Um funcionário, Leandro López, pensou em remover o vidro caído, mas foi orientado a não fazê-lo.
"Eu queria sair para colocar o vidro debaixo da varanda, pelo menos, mas um colega da cozinha me disse para não sair, por precaução, porque outro painel de vidro poderia cair", afirmou.
O funcionário relatou que a vítima perdeu brevemente a consciência após o impacto.
"O homem ficou mais ou menos inconsciente por alguns segundos e depois se levantou sozinho para ajeitar a mesa. Quando ele se levantou, nós o seguramos e o trouxemos para cá. Ele tinha um corte bastante grande no braço e estava perdendo muito sangue. Eu fui trazendo tudo o que eles pediam: papel, gaze, para fazer os primeiros curativos", declarou.
As equipes de emergência chegaram rapidamente ao local.
"Os bombeiros chegaram em cinco ou dez minutos. Depois, a polícia chegou cerca de cinco minutos depois e, finalmente, os paramédicos. Em menos de 20 minutos, todos estavam lá", disse López. A vítima foi transportada ao Hospital Pirovano, onde recebeu mais de 20 pontos. O Sistema de Atendimento Médico de Emergência confirmou que, apesar da gravidade dos ferimentos, o homem estava fora de perigo.
Sol, funcionário de 32 anos do supermercado Carrefour próximo ao local, contou que muitas pessoas só perceberam o ocorrido com a chegada das equipes de emergência. "Percebemos que algo tinha acontecido quando os bombeiros chegaram. Depois vimos uma ambulância chegar", afirmou ao La Nacion.
"Um amigo e eu saímos para ver o que tinha acontecido e os vizinhos nos disseram que um painel de vidro havia caído de cima de uma pessoa sentada na única mesa ocupada na calçada. Quando saímos, o homem havia sumido; alguém o tinha levado embora. Alguns disseram que ele tinha morrido, outros que ele tinha saído andando, outros que havia muito sangue e outros que nada tinha acontecido com ele. Havia muitas versões diferentes", acrescentou Sol.
A vítima, conhecida na região como "o vizinho da jaqueta de couro", mora próximo ao local do acidente, na esquina das ruas Ciudad de la Paz e Jorge Newbery.
"Ele é uma pessoa muito gentil. Está sempre sozinho. Entra, compra suas bebidas e vai embora; é um cliente assíduo. É muito quieto", descreveu Sol.
O governo da cidade de Buenos Aires informou que a Lei 6116 (anteriormente Lei 257) estabelece que proprietários e condomínios são responsáveis pela manutenção das fachadas dos edifícios para garantir a segurança de terceiros. As inspeções técnicas periódicas são obrigatórias para prédios com mais de 15 anos, o que no caso deste edifício será exigido apenas em 2028.
"O condomínio é responsável por garantir o cumprimento da lei e as inspeções técnicas periódicas obrigatórias, especialmente em prédios mais antigos. A responsabilidade é compartilhada, e o administrador do prédio deve garantir o cumprimento da lei e das decisões da assembleia", explicou a administração municipal.
Por segurança, as equipes removeram outro painel de vidro que ainda permanecia no parapeito da varanda do apartamento. A investigação ficou a cargo da Unidade de Flagrantes da Zona Norte, chefiada por Amanda Bernstein, com agentes da 14ª Delegacia B enviados ao local.
Após receber alta hospitalar, a vítima tem retomado sua rotina.
"Ele voltou para Candela anteontem e está melhor. Nós o vimos com boa aparência, embora toda a mão esteja enfaixada. Pelo que sei, ele não tem mobilidade no dedo mínimo", informou López.
Veja o vídeo:
Estamos sobrevivendo graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!















