
Depois de Lewandowski, mais 3 ministros devem cair fora do governo nos próximos dias
09/01/2026 às 18:21 Ler na área do assinante
Sacramentada a saída de Ricardo Lewandowski da pasta da Justiça e Segurança Pública, mais 3 ministros devem deixar o governo nos próximos dias.
Uma saída crucial para Lula: Fernando Haddad. Setores do PT querem que ele se candidate ao governo de São Paulo, para enfrentar o atual governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), repetindo o duelo de 2022.
A candidatura de Haddad enfrenta dois grandes obstáculos: a boa avaliação do republicano em São Paulo e o fato de ele já ter vencido o petista em 2022. Há, ainda, outro possível caminho para Haddad, que é coordenar a campanha de Lula à sua segunda reeleição presidencial — esta é, aliás, a preferência do hoje ministro da Fazenda.
Outra saída importante será a da ministra Gleisi Hoffmann, que deve disputar a reeleição ao cargo de deputada pelo Paraná. No estado do senador Sergio Moro (União Brasil-PR), que pode tentar o governo do Estado, o PT vivenciou um racha interno bastante significativo no ano passado. Nas eleições do diretório estadual, o grupo de Gleisi, no qual está Adilson Chiorato, presidente estadual, conseguiu vencer o de Zeca Dirceu (filho do ex-ministro José Dirceu, que também deve voltar às urnas neste ano).
Outro ministro importante que irá deixar o cargo é Rui Costa (Casa Civil), considerado o “gerente” do Palácio do Planalto e o articulador dos ministérios. Filiado ao PT, ele será candidato ao Senado pela Bahia.
Lula tentou esconder, mas sua verdadeira face foi exposta. Detalhes e revelações do passado do petista estão no livro "O Homem Mais Desonesto do Brasil - A verdadeira face de Luiz Inácio Lula da Silva". Aproveite enquanto é tempo. Clique no link abaixo:
Veja a capa:











