Ciclone atinge o Sul e alerta é emitido

Ler na área do assinante

O primeiro ciclone extratropical do ano começou a influenciar o tempo no Sul do Brasil neste sábado (10/1), trazendo um cenário de instabilidade que deve se estender ao longo de todo o fim de semana. O sistema se formou entre o Paraguai e o norte da Argentina e está associado a temporais expressivos, com risco elevado para Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Diante da situação, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de tempestade para amplas áreas da região Sul. As projeções indicam volumes de chuva que podem chegar a 100 mm por dia, além de rajadas de vento próximas de 100 km/h, o que aumenta o risco de alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia.

A tendência é que o ciclone avance para o leste ao longo do domingo (11/1), com possibilidade de atuação mais próxima do extremo sul do Rio Grande do Sul. Já na segunda-feira (12/1), o sistema deve estar posicionado sobre o oceano Atlântico, afastando-se gradualmente do litoral brasileiro e perdendo influência direta sobre o continente.

Mesmo com o deslocamento do ciclone, seus efeitos continuam sendo sentidos. Um dos principais desdobramentos é a formação de uma frente fria, que amplia as condições para chuva não apenas no Sul, mas também em estados como São Paulo e Mato Grosso do Sul, marcando uma mudança no padrão atmosférico.

No Sul do país, a Climatempo destaca que a organização do ciclone favorece a formação de nuvens do tipo cumulonimbus, responsáveis por chuvas volumosas, intensa atividade elétrica e ventos fortes. Os acumulados previstos podem atingir novamente a marca de 100 mm, com rajadas variando entre 80 km/h e 100 km/h em pontos isolados.

No Rio Grande do Sul, a intensificação da área de baixa pressão sobre o norte da Argentina contribui para a ocorrência de temporais já nas primeiras horas de sábado, especialmente em grande parte do território gaúcho.

“No sábado, 10 de janeiro, quase todo o Rio Grande do Sul ainda estará sujeito a temporais. Apenas o extremo oeste gaúcho fica fora desta condição. Além disso, no sábado, o ciclone extratropical já estará formado e rajadas de vento moderadas a fortes serão sentidas no decorrer do dia em todo o estado, com ou sem chuva”, diz a Climatempo.

A partir de domingo, o cenário começa a mudar no estado. 

A atmosfera tende a se tornar mais estável, com predomínio de muitas nuvens e ocorrência de chuva fraca a moderada em diversas regiões, sem o mesmo potencial de severidade observado no dia anterior.

A Comissão Internacional de Direitos Humanos (CIDH) se revoltou com a censura de Alexandre de Moraes ao livro “Diário da cadeia”. Apesar do ministro afirmar que a obra induz o público ao erro ao criar a falsa impressão de que Eduardo Cunha, o ex-parlamentar, seria o verdadeiro autor da obra, não se sabe ao certo o que tanto querem esconder - já que a censura persiste por quase UM ANO.

Atualmente, muitos outros livros devem estar na mira da censura. Existem dois exemplos claros: os livros "Perdeu, Mané" e "Supremo Silêncio", que falam justamente sobre a censura e os estranhos acontecimentos entro do STF.

Foi pensando nisso que a loja Conteúdo Conservador está "queimando" seu estoque e oferecendo FRETE GRÁTIS para todo o país. Antes que a censura atinja essas obras, é importante que o máximo de pessoas tenha esse conteúdo nas mãos. Para adquirir enquanto é tempo, basta clicar no link abaixo:

https://conteudoconservador.news/stf/

Vale a pena o investimento!

da Redação