
Revelada a causa da morte do tio de Suzane von Richthofen
10/01/2026 às 07:20 Ler na área do assinante
O médico Miguel Abdalla, de 76 anos, tio materno de Suzane von Richthofen, foi encontrado morto em sua residência, localizada na zona sul de São Paulo, nesta sexta-feira (9/1). De acordo com informações apuradas, ele estava sem contato com vizinhos e conhecidos havia pelo menos dois dias, o que despertou preocupação.
A Polícia Militar foi acionada depois que um morador da região utilizou uma escada para observar o interior do imóvel, conseguindo visualizar o corpo. Ao chegarem ao local, os agentes constataram que não havia sinais de violência ou arrombamento na residência, o que afastou, inicialmente, a hipótese de crime.
Segundo a PM, a morte foi classificada como natural. A ocorrência foi registrada pela Polícia Civil no 27º Distrito Policial, em Moema, que ficará responsável pelos procedimentos de praxe e pelo encerramento do caso após a conclusão dos laudos.
Miguel Abdalla teve papel relevante na história envolvendo a família Richthofen após o assassinato de Marísia e Manfred Richthofen, em 2002. Na época, ele assumiu a função de tutor de Andreas, irmão de Suzane, além de atuar como inventariante dos bens do casal, morto pelos irmãos Cravinhos a mando da própria filha.
Essa função, no entanto, foi alterada em julho de 2005, quando Andreas completou 18 anos e passou a responder como inventariante. A mudança ocorreu após Suzane solicitar judicialmente o afastamento do tio, alegando que ele estaria sonegando bens do espólio deixado pelos pais.
No ano seguinte, em 2006, Abdalla voltou a recorrer à Justiça ao relatar que Suzane teria sido vista “rondando” a residência onde ele morava com a mãe e Andreas. O relato acabou sendo anexado a um pedido de prisão preventiva feito pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) contra ela naquele período.
Suzane von Richthofen foi condenada a 39 anos e 6 meses de prisão por duplo homicídio triplamente qualificado. Desde janeiro de 2023, ela cumpre a pena em regime aberto, conforme decisão judicial.
Ajude o jornalismo independente nessa batalha! Compre o livro “A Máquina Contra o Homem: Como o sistema tentou destruir um presidente — e despertou uma nação”. Tudo por trás da prisão de Bolsonaro, conteúdos inéditos sobre 2022 e muito mais. Clique no link abaixo:
Contamos com você nessa batalha!












