
Morre ex-secretário de Doria, que liderou a pasta da saúde no início da pandemia
12/01/2026 às 15:41 Ler na área do assinante
Faleceu neste sábado (10) o médico José Henrique Germann Ferreira, que ocupou o cargo de secretário de Estado da Saúde de São Paulo durante o início da pandemia de Covid-19, em 2020. A confirmação da morte foi feita por entidades médicas, que não divulgaram a causa do óbito.
Germann assumiu a Secretaria da Saúde em janeiro de 2019 e esteve à frente da coordenação das ações do sistema estadual justamente no período inicial da crise sanitária provocada pelo coronavírus, quando o setor público enfrentou desafios inéditos. Ele deixou o cargo em julho de 2020, após 19 meses de gestão, por motivos relacionados à própria saúde, sendo substituído pelo infectologista Jean Gorinchteyn, do hospital Emílio Ribas.
À época da mudança, o então governador João Doria fez questão de esclarecer as circunstâncias da saída.
“A troca acontece neste momento por necessidade de saúde. O doutor [Germann], ao longo de um período de 19 meses, cumpriu brilhantemente seu trabalho à frente da secretaria. Deixa esta função e assume amanhã a função de assessor especial do governo para assuntos de saúde pública, dando expediente no Palácio e na secretaria. Quero deixar claro que não houve razão de ordem administrativa, exceto de saúde”, declarou.
Após a confirmação do falecimento, João Doria voltou a se manifestar, lamentando a perda.
“Lamento profundamente a perda do Dr. José Henrique Germann, que foi Secretário de Saúde durante nossa gestão à frente do Governo do Estado de São Paulo. Médico respeitado e gestor público de alta qualidade, Germann prestou relevantes serviços à saúde pública no estado de São Paulo. Meus sentimentos aos familiares, amigos e a todos que tiveram o privilégio de conviver com ele”, afirmou.
O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) divulgou nota oficial expressando profundo pesar e destacando a contribuição do médico para a saúde pública paulista. A entidade também manifestou solidariedade à família, aos amigos e aos colegas de profissão.
Ajude o jornalismo independente nessa batalha! Compre o livro “A Máquina Contra o Homem: Como o sistema tentou destruir um presidente — e despertou uma nação”. Tudo por trás da prisão de Bolsonaro, conteúdos inéditos sobre 2022 e muito mais. Clique no link abaixo:
Contamos com você nessa batalha!









