Novas regras da CNH causam demissão em massa e consequências trágicas para empreendedores
12/01/2026 às 17:37 Ler na área do assinanteA cidade de Passo Fundo, na região norte do RS, deu a arrancada para inúmeras demissões que deverão ocorrer em todo o país, em razão das recentes mudanças nas regras para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
45 instrutores de trânsito na cidade foram demitidos nas últimas semanas. O número representa 25% do total de 180 profissionais que atuavam nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) da cidade, conforme levantamento do sindicato da categoria (SindiCFC-RS).
As demissões são uma consequência direta das novas regras em vigor há uma semana, que extinguiram a obrigatoriedade da maioria das aulas em autoescolas e reduziram o número de horas de treinamento para a CNH.
Agora, os candidatos podem usar veículos particulares e contratar instrutores autônomos credenciados, necessitando comprovar apenas duas horas de aula obrigatória.
Os CFCs estão fazendo suas contas para ver a viabilidade de se manter o negócio e isso trará consequências críticas do ponto de vista econômico para esses empreendedores. A migração para a figura dos instrutores autônomos vai precarizar a relação de trabalho também desses profissionais.
Estamos sobrevivendo graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!
da Redação