Rio quebra recorde de calor e sensação é de “forno ligado”
13/01/2026 às 06:00 Ler na área do assinanteDe acordo com o Sistema Alerta Rio, da prefeitura, a capital fluminense registrou, pelo segundo dia consecutivo, temperaturas acima dos 40ºC. Nesta segunda-feira, os termômetros atingiram 41,4ºC, a maior marca do verão até o momento, após chegarem a 40,1°C no domingo. Em ambos os dias, foi a capital mais quente do Brasil. A umidade relativa do ar nesta terça ficou em 23,5%, quando o recomendado pela Organização Mundial da Saúde é entre 40% e 60%. Na rua, a sensação é de ‘forno ligado’, com vapor quente elevando a sensação de desconforto.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de onda de calor para todo o estado do Rio com grau de severidade classificado como perigo, válido até as 23h59 de quarta-feira (14).
Nos últimos anos, o calor está aumentando. É uma tendência observada. O calor intenso e o tempo seco podem ocasionar consequências que vão do desconforto a quadros graves. O caso mais extremo é a insolação, que pode provocar desorientação, fala arrastada e perda da consciência.
A recomendação é evitar exposição ao sol entre 10h e 16h, preferindo início da manhã e fim da tarde.
Estamos sobrevivendo graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!
da Redação