
Fux paralisa mais de 100 processos de réus pelo 8 de janeiro
15/01/2026 às 16:19 Ler na área do assinante
Desde o fim de outubro de 2025, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou vista em todos os julgamentos relacionados aos atos de 8 de janeiro dos quais participou no plenário da Corte. Ao todo, a iniciativa resultou na paralisação de 101 julgamentos.
Por meio da Secretaria de Imprensa do STF, Fux explicou que os pedidos de vista têm como objetivo ajustar seu entendimento a votos já proferidos anteriormente. Segundo o ministro, a medida busca preservar a coerência na análise das condutas atribuídas aos réus envolvidos nos processos.
O pedido de vista é um instrumento regimental que permite ao magistrado mais tempo para examinar o processo, podendo suspender o julgamento por até 90 dias. No caso específico de Fux, a maior parte das solicitações ocorreu durante a análise do mérito das ações penais, etapa em que são decididas absolvições ou condenações. Também houve pedidos em momentos de apreciação de recursos e de aditamento de denúncias.
Após cerca de um ano e meio acompanhando integralmente o relator dos casos do 8 de janeiro, ministro Alexandre de Moraes, Fux passou a adotar posições divergentes ao longo de 2025. Com isso, tornou-se o principal contraponto a Moraes no âmbito da Primeira Turma do Supremo.
Em outubro, Fux optou por se transferir para a Segunda Turma do STF, ocupando a vaga deixada pela aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso.
Até os dias de hoje, o 8 de janeiro continua sem explicações. Tudo o que aconteceu após esse fatídico dia mudou completamente a história do país. No ano passado, Alexandre de Moraes chegou a ameaçar de prisão quem ousar comemorar esse dia. Justamente por esse motivo, a Editora Conteúdo Conservador desafiou o "sistema" e lançou uma promoção com valor quase simbólico e imperdível sobre o livro "08 DE JANEIRO - SEGREDOS E BASTIDORES". Apenas R$ 9,90.
A obra mostra detalhes e segredos que não foram revelados ao público. Expõe como tudo teve início culminando nos três dias mais importantes de todo o imbróglio: 07, 08 e 09 de janeiro. No documento estão dados e relatos sobre o polêmico ginásio para onde os presos foram levados, a prisão de Anderson Torres, a “minuta do golpe”, o "alvo" nas costas do ex-presidente Jair Bolsonaro, a Operação Lesa Pátria e ainda mostra as estranhas ações do General G.Dias antes, durante e depois dos atos. Você não pode perder! A promoção vai durar pouco tempo! Clique no link abaixo:
https://www.conteudoconservador.com.br/products/08-de-janeiro-segredos-e-bastidores
Vale a pena o investimento!










