“Ameaça” de Trump põe UE em pânico e reunião de emergência com 27 países é convocada para amanhã
17/01/2026 às 20:08 Ler na área do assinanteEmbaixadores dos 27 países da União Europeia realizarão uma reunião de emergência neste domingo (18) para formular resposta coordenada às ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas a oito aliados europeus como forma de pressão para a venda da Groenlândia aos EUA. A convocação partiu do Chipre, atual detentor da presidência rotativa do bloco.
O plano anunciado por Trump prevê taxação de 10% sobre produtos da Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Finlândia a partir de 1º de fevereiro. As tarifas aumentariam para 25% em 1º de junho caso não haja acordo para a aquisição da ilha.
Trump declarou que as cobranças permanecerão "até que um acordo seja firmado para a compra total da Groenlândia". Todos os países ameaçados são membros da OTAN e tradicionalmente aliados dos Estados Unidos.
A medida provocou reações imediatas entre líderes europeus. O presidente da França, Emmanuel Macron, classificou as medidas como "inaceitáveis" e afirmou:
"Nenhuma intimidação nem ameaça nos influenciará, nem na Ucrânia, nem na Groenlândia."
O primeiro-ministro britânico Keir Starmer considerou "completamente errada" a estratégia de Trump de impor tarifas como retaliação à oposição europeia quanto ao controle americano sobre o território da Groenlândia.
A Suécia iniciou articulações diplomáticas com o Reino Unido e outros países europeus para desenvolver uma resposta conjunta. O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, declarou em suas redes sociais:
"Não vamos nos deixar chantagear".
Kristersson também enfatizou a questão da soberania ao afirmar que "apenas a Dinamarca e a Groenlândia decidem sobre questões relativas à Dinamarca e à Groenlândia".
A Groenlândia, território autônomo pertencente à Dinamarca, está no centro desta disputa diplomática que ameaça afetar as relações comerciais transatlânticas. A ilha localizada no Ártico é rica em recursos naturais e já havia despertado o interesse de Trump durante seu primeiro mandato.
Estamos sobrevivendo graças a ajuda de nossos assinantes e parceiros comerciais. Para fortalecer a nossa batalha, considere se tornar um assinante, o que lhe dará o direito de assistir o primeiro PODCAST conservador do Brasil e ter acesso exclusivo ao conteúdo da Revista A Verdade, onde os "assuntos proibidos" no Brasil são revelados. Para assinar, clique no link: https://assinante.jornaldacidadeonline.com.br/apresentacao
SEU APOIO É MUITO IMPORTANTE! CONTAMOS COM VOCÊ!
da Redação