Primeiro compromisso internacional de Flávio como pré-candidato será duro golpe na esquerda
20/01/2026 às 10:30 Ler na área do assinanteAntes mesmo de iniciar uma agenda intensa pelo território nacional, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) deu início à sua pré-campanha presidencial apostando em articulações fora do país. A estratégia começa com uma viagem ao Oriente Médio, que inclui compromissos em Israel, no Bahrein e nos Emirados Árabes Unidos, com foco na aproximação com lideranças da direita internacional.
Em Israel, Flávio participará de uma conferência em Jerusalém nos dias 26 e 27, dedicada ao enfrentamento do antissemitismo. O evento contará com a presença do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e terá como palestrantes o próprio senador e seu irmão, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que perdeu o mandato de deputado federal em 2025. A organização do deslocamento internacional ficou sob responsabilidade de Eduardo, que vive nos Estados Unidos desde março.
A avaliação de aliados próximos é que essas agendas no exterior buscam não apenas reforçar vínculos políticos, mas também projetar o nome de Flávio Bolsonaro no cenário internacional. A aproximação com figuras influentes da direita global, como Netanyahu, é vista como um ativo estratégico para ampliar a visibilidade do senador fora do Brasil. No ano passado, ele já havia visitado El Salvador, onde o governo de Nayib Bukele é frequentemente citado como referência pelo bolsonarismo.
O roteiro internacional, segundo interlocutores, ainda pode ser ampliado. Há a possibilidade de inclusão de países europeus e, em um segundo momento, da Argentina, atualmente governada por Javier Milei, além do Chile, onde José Antonio Kast conquistou a presidência. Para viabilizar os compromissos, o Senado autorizou a ausência oficial de Flávio entre os dias 26 de janeiro e 6 de fevereiro.
A atuação de Eduardo Bolsonaro na articulação externa é destacada pelo próprio senador. No fim de 2025, durante uma viagem aos Estados Unidos, Flávio elogiou o desempenho do irmão nessa área.
“Graças a Deus, temos um craque em casa nessa parte de relações internacionais”, disse em entrevista ao jornalista Paulo Figueiredo.
Esquerda em desespero!
Lula tentou esconder, mas sua verdadeira face foi exposta. Detalhes e revelações do passado do petista estão no livro "O Homem Mais Desonesto do Brasil - A verdadeira face de Luiz Inácio Lula da Silva". Aproveite enquanto é tempo. Clique no link abaixo:
Veja a capa:
da Redação